Entre verdade e encenação: o fotojornalismo entre o documento e a expressão

Autores/as

  • Laura Duarte Uliana Faculdade Cásper Líbero
  • Simonetta Persichetti Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v16n28p38

Palabras clave:

Fotojornalismo, História da Fotografia, Agência Magnum, Revista Life

Resumen

Neste artigo, pretendo analisar duas correntes de pensamento sobre a imagem fotográfica, a fotografia-documento e a fotografia-expressão, como pensados por André Rouillé ,e verificar suas influências no fotojornalismo. Para conversar com Rouillé, usaremos o conceito “isso foi”, do Roland Barthes  e “isso foi encenado”, de François Soulages . Com isso, analisaremos dois produtos: a revista Life e a agência Magnum, cada uma como principal expoente da corrente de pensamento na qual está inserida.

Biografía del autor/a

Laura Duarte Uliana, Faculdade Cásper Líbero

Mestra em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero.

Simonetta Persichetti, Faculdade Cásper Líbero

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero

Publicado

2020-07-12

Cómo citar

Uliana, L. D., & Persichetti, S. (2020). Entre verdade e encenação: o fotojornalismo entre o documento e a expressão. Discursos Fotograficos, 16(28), 38–65. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v16n28p38

Número

Sección

Artigos