The photographic discourse in the textbook: representation and misleading practice of reading

Authors

  • Zizi Trevizan Doctor.
  • Eduardo dos Santos Lopes Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Renata Junqueira de Souza Doctor.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2015v11n19p247

Keywords:

Semiotics and languages teaching, Reading of Photography, Textbook, Basic Education II.

Abstract

This article, qualitative nature, aims to expose, through a documentary analysis, the methodological inadequacies of a Textbook (9th Year of the Basic Education II) for textual understanding of photography. Concepts and representation of reading were based on Peirce, Bakhtin, Barthes. The results showed an incomplete reading of photography and inconsistencies between the advertised theoretical contribution and reading activities built in the textbook by the authors.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Zizi Trevizan, Doctor.

Zizi Trevizan: Doutorado (Mestrado) em Letras; Docente Pesquisadora na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, em Assis – SP (até 1990) e Docente Pesquisadora na mesma Universidade (UNESP) em Presidente Prudente – SP, onde se aposentou em 1995. Docente Pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação na Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, Presidente Prudente (SP), desde 1995. Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (2005 – 2013). Autora e coautora de livros, capítulos de livros e artigos em Semiótica e Educação: ensino aprendizagem de linguagens verbais e não verbais.

Membro dos GRUPOS DE PESQUISA:

  • Contexto Escolar e Processo de Ensino Aprendizagem: Ações e Interações – Universidade do Oeste Paulista – Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Educação). Presidente Prudente - SP.
  • Centro de Estudos de Leitura de Literatura Infantil e Juvenil/ Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. CELLIJ - Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Presidente Prudente – SP. 

Eduardo dos Santos Lopes, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Pós-graduando do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista e Professor de Literatura no Colégio Esquema Único ( Ensino Fundamental II), em Presidente Prudente - SP.

Endereço: Rua Alecrins de Campinas, 538. Presidente Prudente - SP. CEP:19062-030

Fone: (18) 98115-0510

Renata Junqueira de Souza, Doctor.

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista (1987, mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em letras pela Universidade Estadual Paulista (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012). Atualmente é Professora Assistente Doutora na Universidade Estadual Paulista, professora visitante da Universidade do Minho (Portugal) e também professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Autora e coautora de livros, capítulos de livros, artigos relacionados aos temas: leitura, literatura infantil e estratégias de leitura. Membro dos grupos de pesquisa:

  • Formação de Professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário – Universidade Estadual Paulista – Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Educação – Presidente Prudente

 

Fone: (18) 99799-0705

Published

2015-12-10

How to Cite

Trevizan, Z., Lopes, E. dos S., & Souza, R. J. de. (2015). The photographic discourse in the textbook: representation and misleading practice of reading. Discursos Fotograficos, 11(19), 247–272. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2015v11n19p247