Geografia e cinema: um elo entre imagens em movimentos e a percepção ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v21n37p142Palavras-chave:
Geografia, Cinema, Linguagem Fílmica, Meio ambienteResumo
O texto discute o uso do cinema como ferramenta para ampliar o debate sobre o ensino da Geografia e a percepção do meio ambiente. Essa integração promove um ensino mais diversificado e dinâmico, utilizando a linguagem fílmica para despertar reflexões sobre diferentes conceitos, como os estudos relacionados as categorias da Geografia: paisagem, lugar, região e território. Com base em uma revisão de literatura fundamentada em pesquisa bibliográfica, conclui-se que a linguagem fílmica tem o potencial de ampliar a compreensão das complexas interações entre o meio ambiente e os seres humanos, além de inspirar transformações e novas perspectivas, abrindo caminhos para sua transformação e superação.
Downloads
Referências
AZEVEDO, A. F. de.; RAMIREZ, Rosa C.; JUNIOR, W. M. de O. Introdução: intervalo(s) entre geografias e cinemas. 2015. Disponível em: https://www.redekino.com.br/wp-content/uploads/2016/05/Intervalo_Entre_Geografias_e_Cinemas.pdf. Acesso em: 30 mar. 2022.
CASTRO, F. V. de. Emigração, identidade e regresso(s). A visão cinematográfica dos percursos e dos territórios. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Fatima-Velez-De-Castro. Acesso em: 15 out. 2023.
DIAS, G. F. Percepção Ambiental: sincretismo, gratidão, tributo e inspiração pela vida na Terra. 1. ed. Brasília, 2021.
DUARTE, R. Cinema & educação: refletindo sobre cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
EISENSTIEN, S. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. Disponível em: https://monoskop.org/images/5/5f/Eisenstein_Sergei_A_forma_do_filme_2002.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021.
FABRIS, E. H. Cinema e Educação: Cinema e Educação: um caminho metodológico. Educação & Realidade, p. 117-134, jan./jun., 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277158628_Cinema_e_Educacao_um_caminho_metodologico. Acesso em: 9 abr. 2022.
FERRAZ, C.B.O. Literatura e Cinema. Espaço/Tempo entre palavras e imagens. Raído, Dourados, MS, v. 11, n. 28, jul./dez. 2017, n. especial - ISSN 1984-4018. p. 41-64. Disponível em: (PDF) Literatura e cinema - espaço/tempo entre palavras e imagens. Acesso em: 05 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i28.6302
FERRAZ, C.B.O. Walter Benjamin: seu pensamento e a Geografia. In: Encontro de Geógrafos da América Latina, 10. De 20 a 26 de março de 2005, Universidade de São Paulo/USP, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USO, 2005, p. 5003-5026. Disponível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal10/Teoriaymetodo/Pensamientogeografico/03.pdf. Acesso em: 18 mar. 2024.
FIORAVANTE, K. E.; FERREIRA, L. F. G. Ensino de Geografia e Cinema: perspectivas teóricas, metodológicas e temáticas. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 6, n. 12, p. 209-233, jul./dez., 2016. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/360. Acesso em: 20 jan. 2024
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
MARINHO, J. P. da S.; SANTOS, R. R. dos. Cinema e Geografia – Possibilidades de Um Diálogo: O Uso De Filmes Como Metodologia Alternativa Para O Ensino-Aprendizagem. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA E 3º
WORKSHOP DE CARTOGRAFIA E NOVOS LETRAMENTOS, 7. 2021, Universidade de Campinas/Unicamp, Campinas/SP. Anais [...]. Campinas: Unicamp, 2021, p. 337 -346. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/ereg/article/view/3688/3559 Acesso em: 17 jul. 2024.
PIMENTA, T. A. de S. O ensino de geografia na relação entre cinema e a questão ambiental. Entre-Lugar, Dourados, v. 8, n.15, p. 66-77, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326952211_O_ensino_de_geografia_na_relacao_entre_cinema_e_questao_ambiental. Acesso em: 28 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.30612/el.v8i15.6638
PIMENTA, T. A. de S.; FERRAZ, C. B. de O. Geografia e Cinema: encontro entre linguagens – imagem e palavra. Entre-Lugar, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 89–105, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/5134. Acesso em: 6 jan. 2024.
SOUSA, C, L. de. O Cinema e a Geografia nos filmes-carta do projeto “Inventar com a diferença”. Rio de Janeiro. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://cinead.org/wp-content/uploads/2021/04/dCICERO-LUIS-DE-SOUSA.pdf. Acesso em: 22 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2022.043.126-132
SHEWBRIDGE, W.; BERGE, Z. L. The Role of Theory and Technology in Learning Video Production: The Challenge of Change. 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/234559877_The_Role_of_Theory_and_Technology_in_Learning_Video_Production_The_Challenge_of_Change. Acesso em: 22 maio 2022.
TURNER, G. Cinema como prática social. São Paulo: Summus Editorial, 1997. Disponível em: pdfcoffee.com_cinema-como-pratica-social-graeme-turner-pdf-pdf-free.pdf. Acesso em: 17 jul. 2024.
VIANA, N. Cinema e Mensagem: análise e assimilação. Porto Alegre: asterisco, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Luiza Ferreira Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Discursos fotográficos adota a licença CC-BY-NC, esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.