Geografia e cinema: um elo entre imagens em movimentos e a percepção ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v21n37p142

Palavras-chave:

Geografia, Cinema, Linguagem Fílmica, Meio ambiente

Resumo

O texto discute o uso do cinema como ferramenta para ampliar o debate sobre o ensino da Geografia e a percepção do meio ambiente. Essa integração promove um ensino mais diversificado e dinâmico, utilizando a linguagem fílmica para despertar reflexões sobre diferentes conceitos, como os estudos relacionados as categorias da Geografia: paisagem, lugar, região e território. Com base em uma revisão de literatura fundamentada em pesquisa bibliográfica, conclui-se que a linguagem fílmica tem o potencial de ampliar a compreensão das complexas interações entre o meio ambiente e os seres humanos, além de inspirar transformações e novas perspectivas, abrindo caminhos para sua transformação e superação.

Downloads

Biografia do Autor

Maria Luiza Ferreira Santos, Secretaria de Educação do Estado de Rondonia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professora de Geografia na rede pública estadual de ensino-SEDUC/RO.

Eloiza Cristiane Torres , Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Referências

AZEVEDO, A. F. de.; RAMIREZ, Rosa C.; JUNIOR, W. M. de O. Introdução: intervalo(s) entre geografias e cinemas. 2015. Disponível em: https://www.redekino.com.br/wp-content/uploads/2016/05/Intervalo_Entre_Geografias_e_Cinemas.pdf. Acesso em: 30 mar. 2022.

CASTRO, F. V. de. Emigração, identidade e regresso(s). A visão cinematográfica dos percursos e dos territórios. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Fatima-Velez-De-Castro. Acesso em: 15 out. 2023.

DIAS, G. F. Percepção Ambiental: sincretismo, gratidão, tributo e inspiração pela vida na Terra. 1. ed. Brasília, 2021.

DUARTE, R. Cinema & educação: refletindo sobre cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

EISENSTIEN, S. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. Disponível em: https://monoskop.org/images/5/5f/Eisenstein_Sergei_A_forma_do_filme_2002.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021.

FABRIS, E. H. Cinema e Educação: Cinema e Educação: um caminho metodológico. Educação & Realidade, p. 117-134, jan./jun., 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277158628_Cinema_e_Educacao_um_caminho_metodologico. Acesso em: 9 abr. 2022.

FERRAZ, C.B.O. Literatura e Cinema. Espaço/Tempo entre palavras e imagens. Raído, Dourados, MS, v. 11, n. 28, jul./dez. 2017, n. especial - ISSN 1984-4018. p. 41-64. Disponível em: (PDF) Literatura e cinema - espaço/tempo entre palavras e imagens. Acesso em: 05 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i28.6302

FERRAZ, C.B.O. Walter Benjamin: seu pensamento e a Geografia. In: Encontro de Geógrafos da América Latina, 10. De 20 a 26 de março de 2005, Universidade de São Paulo/USP, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USO, 2005, p. 5003-5026. Disponível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal10/Teoriaymetodo/Pensamientogeografico/03.pdf. Acesso em: 18 mar. 2024.

FIORAVANTE, K. E.; FERREIRA, L. F. G. Ensino de Geografia e Cinema: perspectivas teóricas, metodológicas e temáticas. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 6, n. 12, p. 209-233, jul./dez., 2016. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/360. Acesso em: 20 jan. 2024

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

MARINHO, J. P. da S.; SANTOS, R. R. dos. Cinema e Geografia – Possibilidades de Um Diálogo: O Uso De Filmes Como Metodologia Alternativa Para O Ensino-Aprendizagem. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA E 3º

WORKSHOP DE CARTOGRAFIA E NOVOS LETRAMENTOS, 7. 2021, Universidade de Campinas/Unicamp, Campinas/SP. Anais [...]. Campinas: Unicamp, 2021, p. 337 -346. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/ereg/article/view/3688/3559 Acesso em: 17 jul. 2024.

PIMENTA, T. A. de S. O ensino de geografia na relação entre cinema e a questão ambiental. Entre-Lugar, Dourados, v. 8, n.15, p. 66-77, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326952211_O_ensino_de_geografia_na_relacao_entre_cinema_e_questao_ambiental. Acesso em: 28 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.30612/el.v8i15.6638

PIMENTA, T. A. de S.; FERRAZ, C. B. de O. Geografia e Cinema: encontro entre linguagens – imagem e palavra. Entre-Lugar, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 89–105, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/5134. Acesso em: 6 jan. 2024.

SOUSA, C, L. de. O Cinema e a Geografia nos filmes-carta do projeto “Inventar com a diferença”. Rio de Janeiro. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://cinead.org/wp-content/uploads/2021/04/dCICERO-LUIS-DE-SOUSA.pdf. Acesso em: 22 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2022.043.126-132

SHEWBRIDGE, W.; BERGE, Z. L. The Role of Theory and Technology in Learning Video Production: The Challenge of Change. 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/234559877_The_Role_of_Theory_and_Technology_in_Learning_Video_Production_The_Challenge_of_Change. Acesso em: 22 maio 2022.

TURNER, G. Cinema como prática social. São Paulo: Summus Editorial, 1997. Disponível em: pdfcoffee.com_cinema-como-pratica-social-graeme-turner-pdf-pdf-free.pdf. Acesso em: 17 jul. 2024.

VIANA, N. Cinema e Mensagem: análise e assimilação. Porto Alegre: asterisco, 2012.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Ferreira Santos, M. L., & Torres , E. C. (2024). Geografia e cinema: um elo entre imagens em movimentos e a percepção ambiental. Discursos Fotograficos, 21(37), 142–159. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v21n37p142