O índice duplicado: aproximações entre história e fotografia a partir da obra de André Penteado.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v22.50880

Palavras-chave:

Fotografia, História, Índice, André Penteado

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar as intersecções entre fotografia e história, mais particularmente as relações possíveis entre o trabalho do fotógrafo e o do historiador, considerando a aproximação do objeto e a construção da narrativa. Para isso, será estudada a série de fotolivros Rastros, traços e vestígios (2015 a 2020), do fotógrafo e artista visual André Penteado, à luz do conceito de índice aplicado à fotografia, como proposto por Philippe Dubois (1993), e do que Carlo Ginzburg (1989) identificou como um Paradigma Indiciário, mais formalmente apropriado pelas Ciências Humanas a partir do século XIX. Abrindo o panorama da produção artística contemporânea em fotografia, também servirá a esse estudo o ensaio de David Campany (2003) acerca da noção de Fotografia Tardia, em uma leitura de como esta se relaciona com o trabalho de Penteado.

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Biografia do Autor

Diogo Mascarenhas de Souza Pinheiro, Universidade Feevale

Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (2025)

Laura Ribero Rueda, Universidade Feevale

Doutora em Artes Visuais, pela Universitat de Barcelona.  Professora na Universidade Feevale.

Walter Karwatzki Chagas Maffazzioli, Instituto Federal de Educação

Doutor em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Campus Porto Alegre - RS).  

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

Mascarenhas de Souza Pinheiro, D., Ribero Rueda, L. M., & Karwatzki Chagas Maffazzioli, W. (2025). O índice duplicado: aproximações entre história e fotografia a partir da obra de André Penteado. Discursos Fotograficos, 22, e50880. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v22.50880

Edição

Seção

Artigos