Desinformação e mitologia política: a presença de mitos em boatos desmentidos nas eleições brasileiras de 2018

Autores

  • Renan Colombo Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v18n31p55

Palavras-chave:

Comunicação política, Desinformação, Eleições, Mitologia política

Resumo

A partir de uma análise de conteúdo categorial temática e com base na tipologia de mitos políticos de Girardet (1987), este artigo investigou a presença de mitos políticos em 134 boatos desmentidos pelo Projeto Comprova durante a campanha eleitoral presidencial brasileira de 2018. Os resultados indicaram presença de elementos de mitologia política em dois a cada três boatos examinados, prevalência do tipo Complô, recorrência de boatos com temática conspiratória e contexto majoritariamente favorável à campanha do candidato Jair Bolsonaro.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renan Colombo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutor em Ciências da Informação/Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa (UFP),  Portugal.  Professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Referências

ALLCOTT, Hunt.; GENTZKOW, Matthew. Social media e fake news in the 2016 election. Journal of Economic Perspectives, Nashville, v. 31, n. 2, p. 211-236, 2017. DOI: https://doi.org/10.1257/jep.31.2.211

BAKIR, Vian; MCSTAY, Andrew. Fake news e the economy of emotions: problems, causes, solutions. Digital Journalism, Bangor, v. 6, n. 2, p. 154-175, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/21670811.2017.1345645

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

BAUER, Martin W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 189-217.

BIANCO, Erica Cristina Verderio. Mitos na política brasileira: a construção da identidade de marca de candidatos à Presidência da República em 2018. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

BURKHARDT, Joanna M. History of fake news. Combatting Fake News in the Digital Age. Library Technology Reports. v. 53, n. 8, 2017.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Círculo do Livro, 1988.

CASSIRER, Ernst. O Mito do Estado. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.

DALESSANDRO, Rafael Cacciolari; CASTANHA, Rafael Gutierres; VERONEZ JUNIOR, Wilson Roberto. A produção científica relacionada a fake news: uma análise bibliométrica na base de dados Scopus. Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 1-16, 2020. DOI: https://doi.org/10.47681/rca.v5i2.28288

FONSECA JÚNIOR. Wilson Corrêa da. Análise de Conteúdo. In: DUARTE, Jorge; Barros, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2006.

GIRARDET, Raoul. Mitos e mitologias políticas. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

GRAVES, Lucas. Boundaries Not Drawn: mapping the institutional roots of the global fact-checking movement. Journalism Studies, [s.l.], v. 19, n. 5, p. 613-631, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/1461670X.2016.1196602

IASBECK, Luiz Carlos Assis. Barthes: o mito, a moda e a mídia. In: GUERRA, Maria José; CONTANI, Miguel. (org.). Barthes 100: ideias e reflexões. Londrina, 2017.

MANTZARLIS, Alexios. Verificação dos fatos. In: IRETON, Cherilyn; POSETTI, Julie (ed.). Jornalismo, fake news & desinformação: manual para educação e treinamento em jornalismo. Unesco, 2018.

MIGUEL, Luís Felipe. Em busca da harmonia perdida: mito e discurso político (uma análise a partir da campanha eleitoral brasileira de 1994). 1997. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

MÜLLER, Felipe de Mattos. Definindo boato. Veritas. Porto Alegre, v. 61, n. 2, p. 425-436, 2016. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-6746.2016.2.26236

NEWMAN, Nic et al. Reuters Digital News Report 2020. Reuters Institute for the Study of Journalism, 2020. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2020-06/DNR_2020_FINAL.pdf. Acesso em: 25 jan 2021

NIEMINEN, Sakari; RAPELI, Lauri. Fighting misperceptions e doubting journalists objectivity: a review of fact-checking literature. Political Studies Review, Los Angeles, v. 17, n. 3, p. 296-309, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/1478929918786852

RECUERO, Raquel. Redes Sociais Na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009

REUTERS. WhatsApp lança serviço para combater fake news durante eleições na Índia. Disponível em http://exame.com/tecnologia/whatsapp-lanca-servico-para-combater-fake-news-durante-eleicoes-na-india. Acesso em: 25 jan 2021.

SILVA, Juremir Machado da. Fake news, a novidade das velhas falsificações. In: FILGUEIRA, João; Santos, Silvio (org.). As fake news e a nova Ordem (des)informativa na era da pós-verdade. Coimbra: Coimbra University Press, 2019.

SOREL, Georges. Reflexões sobre a violência. Petrópolis: Vozes, 1993

TANDOC, Edson C.; WEI LIM, Zheng; LING, Richard. Defining ‘fake news’: a typology of scholarly definitions. Digital Journalism, London, v. 6, n. 2, p. 137-153, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/21670811.2017.1360143

TUCKER, Joshua A.; GUESS, Andrew; BARBERA, Pablo; VACCARI, Cristian; SIEGEL, Alexandra; SANOVICH, Sergey; STUKAL, Denis; NYHAN, Brendan Gerald R. Policy. social media, political polarization, e political disinformation: a review of the scientific literature. SSRN Electronic Journal, p. 1-95, 2018. Doi: https://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3144139 DOI: https://doi.org/10.2139/ssrn.3144139

VITORINO, Maíra Morais; Renault, David. A irrupção da Fake News no Brasil: uma cartografia da expressão. Revista Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 42, n. 1, p. 229-259, 2019. DOI: https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v42n1p229-259

VOSOUGHI, Soroush; Roy, Deb; Aral, Sinan. The spread of true e false news online. Science, London, v. 35, n. 6380, p. 1146-1151, 2018. DOI: https://doi.org/10.1126/science.aap9559

WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossain. Information disorder: Toward an interdisciplinary framework for research e policy making. Estrasburgo: Conselho da Europa, 2017. 109 p.

Downloads

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Colombo, R. (2021). Desinformação e mitologia política: a presença de mitos em boatos desmentidos nas eleições brasileiras de 2018. Discursos Fotograficos, 18(31), 55–77. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v18n31p55

Edição

Seção

Artigos