Telejornalismo imersivo: aspectos históricos e conceituais da narrativa imersiva na televisão brasileira

Autores

  • Edna Mello Silva Unifesp
  • Leandro Key Higuchi Yanaze Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n26p142

Palavras-chave:

realidade virtual, televisão, narrativa imersiva

Resumo

A Realidade Virtual (VR) como narrativa de imersão tem sido explorada como uma proposta de inovação no jornalismo. O artigo discute como as narrativas imersivas são utilizadas no campo do telejornalismo, explorando suas principais características de produção e de linguagem, bem como as possibilidades de fruição no ambiente televisivo, no portal e nas redes sociais. Apresenta a proposta de procedimentos metodológicos que incluem a revisão de literatura com o estudo das correntes teóricas, estabelece o percurso histórico no cenário mundial e nacional no campo do jornalismo, bem como analisa um exemplo de utilização de vídeos em 360 graus como narrativa imersiva no telejornalismo, a partir da exibição da cobertura da Batalha de Mossul (Iraque) no telejornal SBT Brasil, de 4 de maio de 2017. Os resultados destacam as possibilidades dessas narrativas como potencializadoras de imersão e de informação jornalística.

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Biografia do Autor

Edna Mello Silva, Unifesp

Doutora

Leandro Key Higuchi Yanaze, Unifesp

Doutor

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Publicado

2020-04-16

Como Citar

Mello Silva, E., & Yanaze, L. K. H. (2020). Telejornalismo imersivo: aspectos históricos e conceituais da narrativa imersiva na televisão brasileira. Discursos Fotograficos, 15(26), 142–170. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n26p142

Edição

Seção

Artigos