A Periguete e a Nova Classe Média: um modelo de corpo e beleza para chamar de seu?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n26p198

Palavras-chave:

Periguete, Corpo e Beleza, Mídia

Resumo

A periguete é um fenômeno dos anos 2000, caracterizado por mulheres sensuais, que se sobressaem pela exposição do próprio corpo, utilizado como estratégia para inserção social e visibilidade cultural. Neste artigo, intenta-se relacionar o surgimento mediático da periguete enquanto modelo de consumo para a nova classe média – que ascendeu no esteio do crescimento econômico do Brasil, aumentando sua visibilidade enquanto mercado consumidor –, a partir de uma pesquisa qualitativa, com métodos bibliográfico e documental, sob um enfoque do paradigma da complexidade.

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Biografia do Autor

Malena Segura Contrera, Universidade Paulista - PPGCOM

Malena Segura Contrera é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, pós-doutora em Comunicação pela UFRJ . Professora titular do PPGCOM da Universidade Paulista e líder do Grupo de Pesquisa em Mídia e Estudos do Imaginário (www.midiaeimaginario.org).

Maria Joana Casagrande Soares-Correia, Universidade Paulista

Maria Joana Casagrande Soares-Correia é doutoranda do PPGCOM UNIP e membro do Grupo de Pesquisa em Mídia e Estudos do Imaginário.

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Publicado

2020-04-16

Como Citar

Contrera, M. S., & Soares-Correia, M. J. C. (2020). A Periguete e a Nova Classe Média: um modelo de corpo e beleza para chamar de seu?. Discursos Fotograficos, 15(26), 198–223. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n26p198

Edição

Seção

Artigos