Entre verdade e encenação: o fotojornalismo entre o documento e a expressão

Autores

  • Laura Duarte Uliana Faculdade Cásper Líbero
  • Simonetta Persichetti Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v16n28p38

Palavras-chave:

Fotojornalismo, História da Fotografia, Agência Magnum, Revista Life

Resumo

Neste artigo, pretendo analisar duas correntes de pensamento sobre a imagem fotográfica, a fotografia-documento e a fotografia-expressão, como pensados por André Rouillé ,e verificar suas influências no fotojornalismo. Para conversar com Rouillé, usaremos o conceito “isso foi”, do Roland Barthes  e “isso foi encenado”, de François Soulages . Com isso, analisaremos dois produtos: a revista Life e a agência Magnum, cada uma como principal expoente da corrente de pensamento na qual está inserida.

Biografia do Autor

Laura Duarte Uliana, Faculdade Cásper Líbero

Mestra em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero.

Simonetta Persichetti, Faculdade Cásper Líbero

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero

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Publicado

2020-07-12

Como Citar

Uliana, L. D., & Persichetti, S. (2020). Entre verdade e encenação: o fotojornalismo entre o documento e a expressão. Discursos Fotograficos, 16(28), 38–65. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v16n28p38

Edição

Seção

Artigos