Desacelerando o acontecimento visual: a poética absortiva dos projetos de longa-duração no fotojornalismo

experiencia temporal en fotoperiodismo institucional sobre la base del testimonio absortivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v21n36p112

Palavras-chave:

Fotojornalismo, Temporalidade, Testemunho Visual, World Press Photo

Resumo

No cenário de transformações das narrativas visuais do acontecimento, algumas práticas comunicacionais instauram um ritmo desacelerado de leitura. Nesse horizonte, este estudo pretende discutir as conseqüências que as séries visuais nomeadas pelo World Press Photo, na categoria projetos de longa-duração, podem sugerir à égide
da particular formatação referencial e temporal dos acontecimentos. O alvo desta discussão envolve os horizontes poéticos e estéticos desses testemunhos regulados, por vezes, sob paradigma absortivo, a partir da representação de actantes em estado de espírito e atividades absortos, sugerindo uma atmosfera enigmática e distanciada
de aspectos canonizados das matrizes fotojornalísticas, condicionando um agenciamento de leitura calcado em ritmo de duração mais lento e atento.

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Biografia do Autor

Renata Benia, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Greice Schneider, Universidade Federal de Sergipe

 Doutora em Comunicação, Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven). Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

2025-03-21

Como Citar

Benia, R., & Schneider, G. (2025). Desacelerando o acontecimento visual: a poética absortiva dos projetos de longa-duração no fotojornalismo: experiencia temporal en fotoperiodismo institucional sobre la base del testimonio absortivo. Discursos Fotograficos, 21(36), 112–129. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v21n36p112

Edição

Seção

Artigos