Rupturas na fotografia documental brasileira: Claudia Andujar e a poética do (in)visível
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n16p53Palavras-chave:
Fotografia documental. Claudia Andujar - Fotógrafo. Realismo fotográfico. Arte contemporânea.Resumo
Este artigo propõe-se a analisar as fotografias de Claudia Andujar presentes nos livros Yanomami e A vulnerabilidade do ser, a fim de refletir sobre as suas características conceituais, que mesclam engajamento social e expressão pessoal, e identificar as escolhas técnicas e estéticas da fotógrafa para documentar os fenômenos invisíveis da cultura Yanomami. Utilizando estratégias de representação inovadoras, Andujar atingiu resultados inéditos tanto do ponto de vista político, quanto do estético, marcando um período de rupturas na história da fotografia documental brasileira.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Discursos fotográficos adota a licença CC-BY-NC, esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.













