A estética da imagem e o discurso de proteção ambiental: a produção de sentido na fotografia e no cinema

Autores

  • Daniele Saifert Picoli Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Paulo Cesar Boni Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n4p99

Palavras-chave:

Análise Fotográfica. Preservação Ambiental. Estética.

Resumo

A preocupação ambiental é um dos principais temas da mídia contemporânea, que se articula e se transforma, para constituir mensagens que influenciem os espectadores a formar suas opiniões e agir em defesa da natureza. O presente estudo apresenta uma análise estética de duas mídias visuais, visando à compreensão de como ambas representam a temática ambiental com diferentes enfoques, recursos técnicos e linguagens. Os objetos de pesquisa deste trabalho são o filme documentário Uma verdade inconveniente, idealizado por Al Gore, e o documentário fotográfico Genesis, de Sebastião Salgado. Foi possível constatar que, embora ambos tenham o mesmo objetivo, trabalham com abordagens estéticas diferenciadas, que exploram a emotividade nos espectadores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniele Saifert Picoli, Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Paulo Cesar Boni, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Coordenador do Curso de Especialização em Fotografia da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

Picoli, D. S., & Boni, P. C. (2008). A estética da imagem e o discurso de proteção ambiental: a produção de sentido na fotografia e no cinema. Discursos Fotograficos, 4(4), 99–126. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n4p99

Edição

Seção

Artigos