Documentário Imaginário: reflexões sobre a fotografia documental contemporânea

Autores

  • Kátia Hallak Lombardi Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n4p35

Palavras-chave:

Fotografia Documental. Museu imaginário. Documentário imaginário.

Resumo

Este artigo tem como propósito buscar a estruturação da idéia de Documentário Imaginário – uma possível inflexão na prática da fotografia documental contemporânea. O texto assenta suas bases teóricas por meio da aproximação de reflexões sobre a fotografia documental ao conceito de imaginário em Gilbert Durand e à noção de Museu Imaginário de André Malraux. Fotógrafos que fazem parte da história da fotografia documental são os objetos eleitos para aferir as potencialidades do Documentário Imaginário.

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Biografia do Autor

Kátia Hallak Lombardi, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Fotógrafa, professora e autora do projeto fotográfico www.guardioesdopatrimonio.com.br.

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Publicado

2008-12-15

Como Citar

Lombardi, K. H. (2008). Documentário Imaginário: reflexões sobre a fotografia documental contemporânea. Discursos Fotograficos, 4(4), 35–58. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n4p35

Edição

Seção

Artigos