Memória e identidade regional no cinema de Udihara
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2007v3n3p97Palavras-chave:
Acervos Cinematográficos. Cinema Regional. Preservação de Filmes. Hikoma Udihara - Fotógrafico.Resumo
O cinema produzido pelo imigrante japonês Hikoma Udihara, ao longo de mais de 30 anos, documenta as primeiras décadas da colonização do Norte do Paraná. O conteúdo – de pouco mais de dez horas de imagens – constitui-se essência da memória e da identidade da região. Um acervo que, apesar de esforços particulares e institucionais para sua manutenção, está esvaecendo e se desintegrando rapidamente. Em razão disso, necessita de ações urgentes de recuperação e preservação.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Discursos Fotográficos, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Discursos Fotográficos. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.