Memória e identidade regional no cinema de Udihara

Autores

  • Caio Júlio Cesaro Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2007v3n3p97

Palavras-chave:

Acervos Cinematográficos. Cinema Regional. Preservação de Filmes. Hikoma Udihara - Fotógrafico.

Resumo

O cinema produzido pelo imigrante japonês Hikoma Udihara, ao longo de mais de 30 anos, documenta as primeiras décadas da colonização do Norte do Paraná. O conteúdo – de pouco mais de dez horas de imagens – constitui-se essência da memória e da identidade da região. Um acervo que, apesar de esforços particulares e institucionais para sua manutenção, está esvaecendo e se desintegrando rapidamente. Em razão disso, necessita de ações urgentes de recuperação e preservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Júlio Cesaro, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura

Jornalista e cineasta. Doutor em Multimeios pela UNICAMP/SP. Atualmente coordena o Setor de Circuitos da Programadora Brasil – programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC) para difusão de filmes e vídeos a pontos de exibição de circuitos não-comerciais.

Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

Cesaro, C. J. (2007). Memória e identidade regional no cinema de Udihara. Discursos Fotograficos, 3(3), 97–112. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2007v3n3p97

Edição

Seção

Artigos