Prazer e dor: possibilidades presentes em Hieronymus Bosch e Bertrand Vannier

Autores

  • Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2005v1n1p183

Palavras-chave:

Análise Semiótica. Pintura. Expressão Artística. Hieronymus Bosch – Pintor. Bertrand Vannier – Fotógrafo.

Resumo

Este artigo apresenta a análise de uma pintura e de uma fotografia, a partir da semiótica greimasiana. Leva em consideração os elementos presentes em ambas como meio de mostrar que o prazer e a dor podem ser representados pelos mesmos elementos. É também focalizada a influência direta da experiência na visão: o banco de imagens que cada indivíduo forma é atualizado constantemente e é possível avaliar a distância que se forma entre os sentidos e a bagagem adquirida.

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Biografia do Autor

Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza, Universidade Estadual de Londrina

Especialista em Fotografia e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Professora do Curso de Especialização em Fotografia da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2005-07-15

Como Citar

Souza, M. I. P. de O. (2005). Prazer e dor: possibilidades presentes em Hieronymus Bosch e Bertrand Vannier. Discursos Fotograficos, 1(1), 183–194. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2005v1n1p183

Edição

Seção

Artigos