Crise sistêmica: um novo olhar para a fotografia

Autores

  • Matheus Mazini Ramos Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP
  • Silvia Laurentiz

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n14p55

Palavras-chave:

Teorias da Fotografia. Ciberespaço. Hibridação. Teoria dos Sistemas. Crise sistêmica.

Resumo

Busca-se neste artigo, pautado principalmente nas ideias de permanência sistêmica de Jorge Albuquerque Vieira (2008) e de núcleos duros e áreas de interseção de Arlindo Machado (2010),mostrar que a fotografia, na sua tentativa de permanecer no tempo, migra para o ciberespaço (tendo a internet como principal ambiente) se transformando – na relação com outros sistemas – em novas complexidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Mazini Ramos, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP

Doutorando em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo(ECA/USP). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).Integrante do Grupo de Pesquisa Realidades. E-mail: mmazini@gmail.com

Silvia Laurentiz

Professora Associada da Escola de Comunicações e Artes da Universidade São Paulo (ECA/USP), na qual é docente do Departamento de Artes Plásticas e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Livre docente pela USP. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Mestre em Multimeios pela Unicamp. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Realidades (www.eca.usp.br/realidades), credenciado pela instituição e reconhecido pelo Conselho Nacionalde Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E-mail: laurentz@uol.com.br

Downloads

Publicado

2013-04-17

Como Citar

Ramos, M. M., & Laurentiz, S. (2013). Crise sistêmica: um novo olhar para a fotografia. Discursos Fotograficos, 9(14), 55–70. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n14p55

Edição

Seção

Artigos