A Repercussão Geral no Recurso Extraordinário e o direito fundamental de acesso à justiça
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2008v3n2p36Palavras-chave:
Repercussão Geral, Recurso Extraordinário, Direitos Fundamentais, Acesso à Justiça.Resumo
O presente artigo analisa o instituto da Repercussão Geral no Recurso Extraordinário e sua compatibilidade com o direito fundamental de acesso à justiça. Para isso, inicialmente examina o princípio do acesso à justiça e, posteriormente, analisa sua compatibilidade com o novel instituto da repercussão geral no recurso extraordinário. Conclui que é plenamente compatível a coexistência do dito direito fundamental com o novo instituto, em razão de o direito de acesso à justiça não garantir o acesso ao Supremo Tribunal Federal, bem como em razão do caráter relativo dos direitos fundamentais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.





