A mídia nos crimes de colarinho branco e o Judiciário

Autores/as

  • Michele Saito Universidade Ibirapuera - UNIB

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2011v6n2p67

Palabras clave:

Direito público, Direito

Resumen

É notável que, a atuação da mídia na sociedade brasileira tem o poder de influenciar a opinião pública, uma vez que a informa e constrói a realidade. Embora seu papel seja de suma relevância para a democracia, esta pode ser colocada em risco quando ocorrer o descomprometimento com a qualidade das informações veiculadas, com o intuito de alcançar os altos níveis de ibope e liderar a concorrência. Este proceder recai não apenas nos interesses do cidadão afetado em sua honra, intimidade, imagem, como também, dificulta a realização de um julgamento justo, isto é, livre de pressões e preconceitos. Em paralelo, este presente artigo procura exatamente mostrar que o especial enfoque da ação midiática, caso seja desempenhada com ética, constitui um arsenal poderoso para apurar os crimes que envolvem criminosos do colarinho branco de forma a viabilizar a eficiência do Direito Penal, além de trazer benefícios para a sociedade. Por fim, dá-se ênfase ao Judiciário em face da mídia e como se verá, serão apresentadas propostas de regulação que limitem a atividade da imprensa.

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Biografía del autor/a

Michele Saito, Universidade Ibirapuera - UNIB

Graduada em Direito pelo Centro Universitário Euripedes de Marília (2006). Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdadede de Direito Professor Damásio de Jesus (2011). Mestranda em Direito Regulatório e Responsabilidade Social Empresarial pela Universidade Ibirapuera - UNIB. Advogada

Publicado

2011-12-15

Cómo citar

Saito, M. (2011). A mídia nos crimes de colarinho branco e o Judiciário. Revista Do Direito Público, 6(2), 67–86. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2011v6n2p67

Número

Sección

Artigos