Morosidade processual e a responsabilidade civil do Estado

Autores/as

  • Alessandro Bontempi Universidade Estadual de Londrina
  • Roberto Wagner Marquesi Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2019v14n1p121

Palabras clave:

Direito público

Resumen

Com a promulgação da Emenda Constitucional nº 45/2004 foi incluído na Constituição Federal, no rol dos direitos fundamentais, a razoável duração do processo cujo objetivo é alcançar celeridade no tramite processual. Contudo, passados 13 anos da publicação da Emenda essa celeridade ainda se encontra longe do razoável. Assim, neste trabalho, dois focos foram abordados. Primeiramente, busca-se na literatura nacional e no direito comparado o conceito de razoável duração do processo. Em seguida destacamos no ordenamento nacional e no estrangeiro, as principais posições doutrinárias e jurisprudenciais a cerca da responsabilização objetiva do Estado pelo não cumprimento da razoável duração do processo, além de teses contrárias a esta.  Para demonstrar que a promessa constitucional ainda é uma distante realidade no Brasil, foram pesquisados dados que possibilitam estimar o tempo médio para baixa de um processo em primeira instância, comparando estes dados com ordenamentos estrangeiros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alessandro Bontempi, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Especialista em Direito do Estado pela Universidade Estadual de Londrina; Advogado.

Roberto Wagner Marquesi, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo-USP; Mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina-UEL; Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná nos cursos de graduação e pós-graduação; Advogado.

Publicado

2019-04-30

Cómo citar

Bontempi, A., & Marquesi, R. W. (2019). Morosidade processual e a responsabilidade civil do Estado. Revista Do Direito Público, 14(1), 121–138. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2019v14n1p121

Número

Sección

Artigos