Percepções jurídicas acerca dos movimentos grevistas no brasil em meados do século xx

Autores/as

  • Patrícia Graziela Gonçalves Universidade Estadual de Londrina
  • Angelo Aparecido Priori Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2019v14n1p103

Palabras clave:

Direito de greve, revistas jurídicas, pensamento jurídico

Resumen

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar o pensamento jurídico acerca dos movimentos grevistas ocorridos no Brasil em meados do século XX, tendo como fonte artigos escritos por juristas e publicados na Revista Forense e na Revista dos Tribunais, entre os anos de 1953 e 1955. Para o desenvolvimento de nossas reflexões, partimos do pressuposto de que os acontecimentos sociais possuem reflexos importantes no âmbito jurídico, propiciando a interiorização de esquemas de percepção, apreciação e ação por parte dos diversos agentes jurídicos. Como resultado, identificamos os diferentes modos de percepção dos referidos movimentos sociais: as associações entre greve e guerra; as críticas ao seu sentido político; as suas desqualificações em termos legais; e também algumas defesas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia Graziela Gonçalves, Universidade Estadual de Londrina

Professora Celetista na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e na Anhanguera Educacional (AEDU). Professora vistitante no Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE - FGV). Mestre em História, Especialista em História e Humanidades e Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

 

Angelo Aparecido Priori, Universidade Estadual de Maringá

Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuando no Programa de Pós-Graduação em História e no Departamento de História. Pós-Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor e Mestre em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduado em História pela Universidade Estadual de Londrina.

 

Publicado

2019-04-30

Cómo citar

Gonçalves, P. G., & Priori, A. A. (2019). Percepções jurídicas acerca dos movimentos grevistas no brasil em meados do século xx. Revista Do Direito Público, 14(1), 103–120. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2019v14n1p103

Número

Sección

Artigos