A relação de trabalho dos médicos no projeto “mais médicos para o Brasil”

Autores/as

  • Elaine Cristina Soares UENP
  • Marcos César Botelho Faculdade de Direito de Jaú-SP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2016v11n3p189

Palabras clave:

Projeto Mais Médicos para o Brasil, Relação de Trabalho, Relação de Emprego, Relação Jurídica.

Resumen

O presente trabalho objetiva estudar a relação jurídica criada pela lei 12.871/2013 que instituiu o “Projeto Mais Médicos para o Brasil”, autorizando médicos brasileiros ou estrangeiros a exercerem a medicina em território nacional brasileiro e o possível enquadramento da relação jurídica dos médicos como uma relação de emprego, a despeito do que prevê a própria legislação que institui o projeto. O exercício da medicina pelos médicos no âmbito do referido projeto foi disciplinado pela lei 12.871/2013 como sendo uma “atividade de ensino, pesquisa e extensão” com “componente assistencial mediante integração ensino-serviço”. Todavia, analisando-se esta relação jurídica, conclui-se que na verdade trata-se de uma relação fática já disciplinada em lei e que corresponde a uma relação de emprego, o que se conclui diante da correspondência desta relação jurídica à relação empregatícia com a utilização de fundamentos da teoria geral do direito do trabalho e sob o prisma dos princípios do “contrato-realidade” e da “norma mais benéfica ao trabalhador”, além de ser um direito fundamental do trabalhador e que, assim, encontra amparo na Constituição Federal e em normas internacionais, prevalecendo sobre o que a norma infraconstitucional pretende instituir: uma nova figura jurídica distinta da relação de trabalho já regulamentada pela CLT.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elaine Cristina Soares, UENP

Advogada. Bacharel em direito pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em “Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela Faculdade Arthur Thomas de Londrina. Mestranda em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Professora universitária. Membro do grupo de pesquisas GP-CERTOS (Grupo de Pesquisa em Constituição, Educação, Relações de Trabalho e Organizações Sociais) da UENP.

Marcos César Botelho, Faculdade de Direito de Jaú-SP

Doutor em Direito Constitucional no programa da Instituição Toledo de Ensino/ Bauru-SP (2011). Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (2008). Atualmente é advogado da união - Advocacia-Geral da União, lotado na Procuradoria Seccional da União em Campinas/SP. Professor-Adjunto na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professor do Programa de Pós-graduação stricto senso - mestrado em Direito, na UENP. Professor na Faculdade de Direito de Jaú/SP.

Publicado

2016-12-23

Cómo citar

Soares, E. C., & Botelho, M. C. (2016). A relação de trabalho dos médicos no projeto “mais médicos para o Brasil”. Revista Do Direito Público, 11(3), 189–223. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2016v11n3p189

Número

Sección

Artigos