A responsabilidade do Estado pela prestação jurisdicional em face do ordenamento jurídico brasileiro

Autores/as

  • Gisandro Carlos Julio Univesidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina
  • Marlene Kempfer UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2006v1n3p23

Palabras clave:

Responsabilidade, Judiciário, Serviço Público, Agente Público, Atividade Judiciária Danosa.

Resumen

Busca compreender o instituto da responsabilidade do Estado no seu aspecto gerale, particularmente, no tocante ao exercício da função jurisdicional, tendo pordiretrizes o desenvolvimento histórico e as teorias informadoras daresponsabilidade do Estado-jurisdição. Visa despertar o entendimento do serviçojudiciário como espécie do serviço público em geral e, do mesmo modo,demonstrar o enquadramento do magistrado na categoria de agente público.Analisa o ordenamento jurídico, buscando absorver as várias formas pelas quais seapresenta a atividade judiciária danosa. Analisa o Texto Constitucional, com vistasao entendimento das características da responsabilização do Estado-Juiz. Indica aconsagração da responsabilidade do Estado pela prestação jurisdicional,delimitando a sua aplicabilidade e teoria informadora.

Biografía del autor/a

Gisandro Carlos Julio, Univesidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina

Aluno do 5º ano de Direito da Universidade Estadual de Londrina.

Marlene Kempfer, UEL

Doutora em Direito do Estado – Direito Tributário pela PUC-SP. Professora de Direito Tributário na graduação do Curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina e dos programas de Mestrado em Direito da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade de Marília.

Publicado

2006-12-15

Cómo citar

Julio, G. C., & Kempfer, M. (2006). A responsabilidade do Estado pela prestação jurisdicional em face do ordenamento jurídico brasileiro. Revista Do Direito Público, 1(3), 23–38. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2006v1n3p23

Número

Sección

Artigos