Inefetividade do sistema criminal diante dos crimes de colarinho branco: desvirtuamento da teoria do garantismo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2013v8n1p177Palavras-chave:
Crimes de colarinho branco, inefetividade do sistema criminal, criminalidade moderna, teoria do garantismo, ponderação de princípios.Resumo
Tenciona-se ventilar no presente estudo o desvirtuamento da teoria do garantismo no prélio aos crimes de colarinho branco. Tendo em vista que a infiltração da criminalidade na empresa privada legalmente constituída é um male contemporâneo, são investigadas possíveis armas de combate ao crime moderno de modo eficaz. Não sendo suficientes os instrumentos hodiernamente adotados, outrora aptos a vencer a criminalidade tradicional, surge a necessidade de examinar a questão mais detidamente. Para tanto, diferencia-se a criminalidade econômica da criminalidade de massa, conceitua-se os crimes de escritório e discute-se o desvirtuamento da teoria do garantismo para, ao final, esboçar-se algumas conclusões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.