Inefetividade do sistema criminal diante dos crimes de colarinho branco: desvirtuamento da teoria do garantismo

Autores

  • Henrique Hoffmann Monteiro de Castro Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Universidade Gama Filho - UGF; Faculdades Barddal.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2013v8n1p177

Palavras-chave:

Crimes de colarinho branco, inefetividade do sistema criminal, criminalidade moderna, teoria do garantismo, ponderação de princípios.

Resumo

Tenciona-se ventilar no presente estudo o desvirtuamento da teoria do garantismo no prélio aos crimes de colarinho branco. Tendo em vista que a infiltração da criminalidade na empresa privada legalmente constituída é um male contemporâneo, são investigadas possíveis armas de combate ao crime moderno de modo eficaz. Não sendo suficientes os instrumentos hodiernamente adotados, outrora aptos a vencer a criminalidade tradicional, surge a necessidade de examinar a questão mais detidamente. Para tanto, diferencia-se a criminalidade econômica da criminalidade de massa, conceitua-se os crimes de escritório e discute-se o desvirtuamento da teoria do garantismo para, ao final, esboçar-se algumas conclusões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Hoffmann Monteiro de Castro, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Universidade Gama Filho - UGF; Faculdades Barddal.

Delegado da polícia civil do Mato Grosso. Ex-analista do MPMG. Professor do centro de estudos e aperfeiçoamento do MPMG. Ex-oficial da PMSC. Ex-advogado. Especializando em direito penal e processual penal pela UGF. Especialista em segurança pública pelas Faculdades Barddal. Bacharel em direito pela UFMG. Ex-monitor e ex-pesquisador de iniciação científica na UFMG.

Downloads

Publicado

2013-05-07

Como Citar

de Castro, H. H. M. (2013). Inefetividade do sistema criminal diante dos crimes de colarinho branco: desvirtuamento da teoria do garantismo. Revista Do Direito Público, 8(1), 177–188. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2013v8n1p177

Edição

Seção

Artigos