Conhecimento da equipe de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva adulta sobre a parada cardiorrespiratória

Autores/as

  • Joceline Nunes Prestes Universidade Paranaense
  • Jacqueline Vergutz Menetrier Universidade Paranaense

Palabras clave:

Parada Cardíaca, Enfermagem, Terapia Intensiva, Conhecimento,

Resumen

A Parada Cardiorrespiratória é a interrupção da atividade do coração e do pulmão, tendo como consequência lesões cerebrais e até a morte. O enfermeiro possui papel importante como educação continuada e treinamentos, permitindo melhora na qualidade dos serviços. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter quantitativo, descritivo e transversal. Tendo como objetivo identificar o conhecimento da equipe de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva adulta de um hospital do sul do país, sobre a Parada cardiorrespiratória. A amostra foi composta de 27 profissionais de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva incluindo enfermeiros e técnicos de enfermagem. Das 19 variáveis estudadas sobre o conhecimento no atendimento em parada, em 13 delas as respostas que predominaram foram parcialmente corretas. A variável com maior número de acertos (85,2%) foi a ventilação do paciente não intubado, seguida pela posição das pás do desfibrilador no tórax do paciente e a finalidade dos fármacos utilizados na parada, ambas com 81,5% de acertos. A variável que a maioria dos pesquisados (59,3%) respondeu de forma incorreta foi a carga máxima utilizada no desfibrilador. Percebeu-se que 44,4% identificou somente a assistolia como ritmo de parada. No caso da carga máxima utilizada no desfribilador, dos 16 que responderam de forma incorreta, 25,9% responderam “200 joules”. Ao serem questionados sobre quem é o responsável pelo carrinho de emergência, 51,8% dos entrevistados consideraram, além do enfermeiro, o técnico de enfermagem como responsável. Essa pesquisa demonstra a necessidade de atualização da equipe de enfermagem, com capacitação teórica e prática, melhorando a assistência ao paciente. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joceline Nunes Prestes, Universidade Paranaense

Acadêmica da 5ª série do curso de enfermagem da Universidade Paranaense

Jacqueline Vergutz Menetrier, Universidade Paranaense

Mestranda em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica pela Universidade Paranaense. Docente do curso de enfermagem da Universidade Paranaense.

Publicado

2018-01-31

Cómo citar

Nunes Prestes, J., & Vergutz Menetrier, J. (2018). Conhecimento da equipe de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva adulta sobre a parada cardiorrespiratória. Biosaúde, 19(1), 1–11. Recuperado a partir de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/27905

Número

Sección

Artigos