Imprensa de nicho e música jovem no Brasil:O Mundo é dos Brotos e Revista do Rock (1960-1965)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n19p185Palabras clave:
Musica jovem, Rock and roll, Juventude, Rock brasileiro, Música popularResumen
O objetivo deste artigo é mostrar como, entre 1960 e 1965, a imprensa foi fundamental para dar corpo e substancia à ideia de música jovem no Brasil. Veículos como A Revista do Rádio – em especial a sessão O mundo é dos Brotos, de Carlos Imperial –e também de publicações especializadas, como A Revista do Rock, ajudaram a definir os códigos sonoros, visuais e morais que nortearam um novo nicho profissional de música popular que congregou cantores estreantes, empresários e audiência. Através de diversas estratégias, esse tipo de mídia, portanto, conformou não só simbólica, como também materialmente a entrada de um novo nicho de mercado no mapa musical brasileiro.Descargas
Citas
ARAUJO, Paulo César de. Roberto Carlos em detalhes. Rio de Janeiro: Ed. Planeta, 2006.
BOURDIEU, Pierre. The forms of capital. In: RICHARDSON, J. Handbook of theory and research for the sociology of education. Nova York: Greenwood, 1985.
CALABRE, Lia. No Tempo do Rádio. Radiodifusão e Cotidiano no Brasil. 1923-1960. 2002. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Niteroi, 2002.
CARLOS, Erasmo. Minha Fama de mau. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
DELMONT, Matthew F. The Nicest Kids in Town. American bandstand, rock´n ´roll, and the struggle for civil rights in 1950s Philadelphia. California: University of California Press, 2012.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, John. Os Estabelecidos e os Outsiders. Sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.
FRITH, Simon. Sound Effects: Youth, Leisure and the Politics of Rock 'n' Roll. London: Pantheon Books, 1981.
FRITH, Simon. Music and Identity. In: HALL, Stuart; DU GAY, Paul. Questions of Cultural Identity. London: Sage Publications, 1996, p.108-127.
FRITH, Simon. Performing rites: on the value of popular music. Cambridge, Massachussets: Harvard University Press, 1998.
MONTEIRO, Denílson. Dez! Nota Dez! Eu sou Carlos Imperial. São Paulo: Matrix, 2008.
MOTA, Nelson. Noites Tropicais. São Paulo: Objetiva, 2000.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Ática, 1988.
PARANHOS, Adalberto. A invenção do Brasil como terra do samba: os sambistas e sua afirmação social. História, São Paulo, v. 22, n. 1, p.81-113, 2003.
TINHORÃO, José Ramos. Música Popular: Do Gramofone ao Rádio e TV. São Paulo: Ed. Ática, 1978.
WARD, Brian. Just My Soul Responding:Rhythm and Blues, Black Consciousness, and Race Relations. Berkeley: University of California, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/