Um “sistema telefônico” aplicado à composição teatral: Dramaturgia e práticas teatrais no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n19p41Palabras clave:
História, Práticas teatrais, Rio de Janeiro, Século XIX.Resumen
Na segunda metade do século XIX, o Rio de Janeiro assistiu a mudanças significativas no seu cenário cultural, no qual foram emergindo novas práticas em termos de lazer e de mercado. Neste artigo analisase uma delas: os diálogos estabelecidos entre os títulos de peças teatrais que se respondiam ou se parodiavam. Tais práticas criaram uma espécie de “sistema telefônico” baseado numa relação estreita entre palavra, intérprete, produtor e receptor, indo ao encontro das expectativas e interesses das plateias cada vez mais heterogêneas que assistiam às representações teatrais.Descargas
Citas
BASTOS, Antônio de Souza. Carteira do artista. Lisboa: Bertrand, 1898.
CUNHA, Maria Clementina P. da. De sambas e passarinhos: As claves do tempo nas canções de Sinhô. In: CHALHOUB, Sidney; NEVES, Margarida de; PEREIRA. Leonardo Affonso de M (Org.). História em cousas miúdas. Campinas: Unicamp, 2005.
EL FAR, Alessandra, Páginas de Sensação: literatura popular e pornográfica no Rio de Janeiro (1870-1924). São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
FARIA, João Roberto. O teatro realista no Brasil: 1855-1865. São Paulo: Perspectiva, 1999.
FERREIRA, Athos Damasceno. Palco, Salão e Picadeiro em Porto Alegre no séc. XIX. Porto Alegre: Globo, 1956.
LEVIN, Orna M. Offenbach e a disputa pelo público brasileiro (1840-1870). In: ABREU, Márcia; DEAECTO, Marisa M. A circulação transatlântica de impressos – Conexões. Campinas Unicamp, 2014.
MENCARELLI, Fernando Antonio. A Cena Aberta: a absolvição de um bilontra e o teatro de revista de Arthur Azevedo. Campinas: Unicamp, 1999.
MENCARELLI, Fernando Antonio. A voz e a partitura: teatro musical, indústria e diversidade cultural no Rio de Janeiro (1868-1908), Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
MEYER, Marlise. Folhetim: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
PENA, Martins. Semana Lírica. Rio de Janeiro: INL, 1965.
SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
SARCEY, Francisque. Quarante ans du théâtre. Paris: Bibliotéque des Annales Politiques e Littéraires, 1900.
SILVA, Ermínia Silva. As Múltiplas Linguagens na Teatralidade Circense: Benjamim de Oliveira e o Circo-teatro no Brasil. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
SOUZA, Silvia Cristina Martins de. As Noites do Ginásio: teatro e tensões culturais na Corte (1832-1868). Campinas: Unicamp, 2002.
SOUZA, Silvia Cristina Martins de. Decepções de um aprendiz de dramaturgo: Machado de Assis e suas primeiras incursões no teatro. Asas da Palavra Revista de Letras, Manaus, v. 11, n. 24, 2008.
VASQUES, Francisco Correa. A questão anglo-brasileira comentada pelo senhor Joaquim da Costa Brasil. Rio de Janeiro: Tipografia de Azeredo Leite, 1862.
VASQUES, Francisco Correa. O Sr. Joaquim da Costa Brasil. Rio de Janeiro: Tipografia J.J. da Rocha, 1860.
VENTURA, Roberto. Estilo tropical: história cultural e polêmicas literárias no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
YON, Jean-Claude. A ópera buffa de Offenbach: algumas pistas para o estudo da circulação mundial de um repertório no século XIX. In: ABREU, Márcia; DEAECTO, Marisa M. A circulação transatlântica de impressos – Conexões. Campinas: Unicamp, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/