Entre oralidade e letramento: uma análise do “sistema educacional” dos druidas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2022v15n30p058-081Palavras-chave:
História Antiga, Educação, Celtas, Fontes Clássicas, DruídasResumo
Apesar de ser relativamente fácil encontrar alguma menção aos druidas, sacerdotes das culturas “célticas”, muitas informações sobre eles são generalistas, desacompanhadas de fontes e apenas raramente produzidas por especialistas da área, sobretudo em língua portuguesa. Ao contrário, os druidas costumam aparecer envoltos em mistérios, segredos e lendas, apresentados em narrativas que muitas vezes beiram o misticismo e os chamados neopaganismos. Além disso, mesmo entre os especialistas do tema, não tem sido dada uma grande atenção à compreensão do sistema educacional dos druidas, pelo menos em língua portuguesa. Esse artigo se dedicou a essa questão e, a partir da análise das fontes clássicas, com destaque para os comentários sobre as guerras gálicas do general romano Júlio César, identificou que o “sistema educacional” dos druidas, sobretudo como as referidas fontes o representa, intercala oralidade e letramento e se dedicava a uma vasta gama de temas, o suficiente para impressionar os autores gregos e romanos.
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