Cultura e educação nos impérios ibéricos: pesquisa, teoria, experiência
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2020v13n25p567Palavras-chave:
Cultura, Educação, IlustraçãoResumo
Este artigo apresenta o Grupo de Pesquisa Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos (CEIbero) e comenta a sua produção historiográfica na última década, caracterizando o grupo, em seus eventos de divulgação científica e publicações, como espaço de discussão sobre os processos e as práticas educativas no ambiente político e cultural do Antigo Regime ibérico, particularmente no que se refere ao contexto de reformas educacionais realizadas sob influência das Luzes. Essa perspectiva está voltada para um entendimento mais abrangente do conceito de educação, para além da noção hegemônica na historiografia que a vê como educação necessariamente escolar, organizando as investigações em torno de três linhas de pesquisa: Administração, instrução e educação; Cultura escrita e práticas culturais e educativas; Instituições e práticas culturais e educativas. Neste sentido, as pesquisas conduzidas pelos integrantes do Grupo abordam a formação dos quadros administrativos dos Impérios ibéricos, os diversos projetos educacionais desses Impérios e suas relações com as atividades econômicas e profissionais, as relações entre a Ilustração e a cultura escrita, as práticas culturais e educativas como mediadoras de sociabilidades e as instituições de natureza cultural e educacional, seus componentes e suas ações.Downloads
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