Cultura e educação nos impérios ibéricos: pesquisa, teoria, experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2020v13n25p567

Palavras-chave:

Cultura, Educação, Ilustração

Resumo

Este artigo apresenta o Grupo de Pesquisa Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos (CEIbero) e comenta a sua produção historiográfica na última década, caracterizando o grupo, em seus eventos de divulgação científica e publicações, como espaço de discussão sobre os processos e as práticas educativas no ambiente político e cultural do Antigo Regime ibérico, particularmente no que se refere ao contexto de reformas educacionais realizadas sob influência das Luzes. Essa perspectiva está voltada para um entendimento mais abrangente do conceito de educação, para além da noção hegemônica na historiografia que a vê como educação necessariamente escolar, organizando as investigações em torno de três linhas de pesquisa: Administração, instrução e educação; Cultura escrita e práticas culturais e educativas; Instituições e práticas culturais e educativas. Neste sentido, as pesquisas conduzidas pelos integrantes do Grupo abordam a formação dos quadros administrativos dos Impérios ibéricos, os diversos projetos educacionais desses Impérios e suas relações com as atividades econômicas e profissionais, as relações entre a Ilustração e a cultura escrita, as práticas culturais e educativas como mediadoras de sociabilidades e as instituições de natureza cultural e educacional, seus componentes e suas ações.

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Biografia do Autor

Antonio Cesar de Almeida Santos, Universidade Federal do Paraná

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná.

Cláudio Luiz Denipoti, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná. Professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Professor permanente do Mestrado em História, Cultura e Identidades, da Universidade Estadual de Ponta Grossa e do Mestrado em História Social, da Universidade Estadual de Londrina.

Thaïs Nivia de Lima e Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense e na Universidade de Lisboa. Pós-doutorado na Universidade de São Paulo. Professora Titular de História da Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

21-08-2020

Como Citar

SANTOS, A. C. de A.; DENIPOTI, C. L.; FONSECA, T. N. de L. e. Cultura e educação nos impérios ibéricos: pesquisa, teoria, experiência. Antíteses, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 567–595, 2020. DOI: 10.5433/1984-3356.2020v13n25p567. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/39529. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Sociedades cientificas