Literatura Wushia, Budismo, marcialidade e ascese: da arte da guerra à historiografia sobre o mosteiro de Shaolin
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n4p599Palavras-chave:
História da China, história do budismo Chan, defesa, literatura Wushia (épica), História, CinemaResumo
O ensaio reúne as contribuições da historiografia recente para a compreensão das relações entre Budismo, marcialidade e ascese na tradição marcial do Mosteiro de Shaolin, tradicional centro de cultivo de artes marciais e um dos berços da espiritualidade Chan, localizado no Norte da China. Para responder às interrogações centrais sobre a relação entre marcialidade, espiritualidade budista Chan e cultura chinesa, recorreu-se à literatura épica, a chamada Wushia, à filmografia que abordou o tema e a entrevistas com mestres chineses migrantes e praticantes de Kung-Fu no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/