Nos trilhos do Museu de Artes e Ofícios: Exposição e público em Belo Horizonte/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2014v7n14p121

Palavras-chave:

Museu de Artes e Ofícios, Público, Usuário da Estação do Metrô, Exposição, Memória

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar os resultados preliminares de uma pesquisa realizada com aproximadamente quinhentos usuários do Metrô de Belo Horizonte (MG), em particular na plataforma de embarque da Estação Central. Uma das justificativas, apresentadas pelo museólogo Pierre-Yves Catel e pela equipe que participou da montagem e da organização do Museu de Artes e Ofícios (MAO), para a ocupação do prédio da Estação Central e sua ressignificação, transformando-o em uma instituição museal? voltada para a história/memória do trabalho e do trabalhador ? foi a de que, naquela localização, poder-se-ia contar com “um público potencial de um milhão de visitantes por ano chegando pelo metrô”. Nesse sentido, a pesquisa procura entender, sobretudo, a relação que se estabelece, na atualidade, entre o usuário do metrô e o Museu. No entanto, antes de revelar os dados dessa investigação, fez-se necessário analisar alguns aspectos que envolvem a história do MAO e, também, alguns pontos da exposição de longa duração apresentada ao público desde a inauguração da mencionada instituição, em 2005/2006.

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Biografia do Autor

Claudia Eliane Parreiras Marques Martinez, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestra em História Social pela Universidade de São Paulo. Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

19-12-2014

Como Citar

MARTINEZ, C. E. P. M. Nos trilhos do Museu de Artes e Ofícios: Exposição e público em Belo Horizonte/MG. Antíteses, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 121–145, 2014. DOI: 10.5433/1984-3356.2014v7n14p121. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/20077. Acesso em: 23 abr. 2024.