O Integralismo e sua influência no anticomunismo baiano
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2008v1n2p407Palavras-chave:
Integralismo, imprensa baiana, anticomunismo, história política, década de 1930.Resumo
O integralismo se caracterizou por ter sido uma força emergente nos quadros da política brasileira na década de 1930 ao mobilizar centenas de milhares de pessoas tendo como bandeiras: um tipo de nacionalismo, o reforço de valores morais religiosos e familiares, a disciplina e hierarquia, e o anticomunismo. Este último, não obstante outros elementos tenham composto o ideário integralista, foi bastante aludido na difusão das idéias do sigma, apontando as inviabilidades das propostas comunistas para a superação da crise que o mundo vivia naquela década. Neste sentido a imprensa teve um papel relevante na divulgação de noções sobre o comunismo que o caracterizavam como uma ideologia destruidora da sociedade através da incitação entre as classes e do desprezo por valores morais e religiosos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/