Narrativas armadas: a guerrilha urbana no testemunho de Alex Polari e Herbert Daniel
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2013v6n11p343Palavras-chave:
Ditadura militar, Literatura de testemunho, Alex Polari, Herbert DanielResumo
Este trabalho é fruto de inquietações e reflexões acerca das possíveis relações que a História pode ter com a Literatura, na medida em que há décadas os debates têm se desenvolvido em prol da delimitação de fronteiras entre o discurso historiográfico e os textos literários e, também, do estabelecimento da Literatura como fonte para o desenvolvimento de pesquisas históricas. Pretendemos, aqui, avaliar o gênero da Literatura de Testemunho, através das obras Passagem Para o Próximo Sonho (1982), de Herbert Daniel, e Em Busca do Tesouro (1982), de Alex Polari, que consideramos essenciais para dar ênfase aos novos temas e abordagens que vêm ganhando espaço com o crescente número de trabalhos dedicados a estudar o período em que se constituiu a guerrilha urbana durante a ditadura militar brasileira. Sendo assim, o objetivo deste estudo concentra-se em analisar as representações históricas, sociais, políticas e culturais construídas pelos narradores-testemunha sobre as “esquerdas” brasileiras e o panorama guerrilheiro que se formou no pós 1968 durante o regime militar brasileiro.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/