LEBON RÉGIS: UMA APROXIMAÇÃO COM A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E A GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS

Autores/as

  • Soraya de Paula Garcia de Campos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2019.v5.37481

Palabras clave:

Vale do Contestado, Políticas Sociais, Gestão pública

Resumen

Neste artigo, foi realizada aproximação da política de assistência social com a gestão de políticas sociais, trazendo como experiência a organização desta através de informações coletadas em entrevista com a gestora da assistência social do município de Lebon Régis em Santa Catarina, pensando, a partir disso, o planejamento e a execução da política no município de Lebon Régis. Pontua-se que a aproximação com o município se deu por trabalho de campo que objetivou conhecer a cultura e a história de alguns municípios que compõem o Vale do Contestado, local que foi palco da guerra sangrenta no século passado. Para alcançar o resultado, foi realizado revisão de literatura sobre as políticas sociais e a política de assistência social no Brasil, além de trazer elementos sobre a gestão de políticas sociais para, assim, realizar a análise dos dados coletados na entrevista. Os principais resultados são a importância de valorizar a história daquele local, além da necessidade de profissionalizar as ações referentes à política de assistência social nos municípios brasileiros. Soma-se, ainda, a importância de aprofundar as necessidades sociais daquela população; a execução da política de assistência social pelo estado e a destinação de porcentagem da contribuição municipal para execução desta política social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Soraya de Paula Garcia de Campos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Mestrado em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Ênfase em trabalho e exercício profissional do assistente social.

Citas

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Caderno de estudos do Curso em Conceitos e Instrumentos para o Monitoramento de Programas. Brasília, DF: MDS, Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, Secretaria Nacional de Assistência Social, 2015.

BRASIL. Presidência da República. Lei 8.662. Dispõe sobre a profissão de assistente social e dá outras providências. Brasília, 7 de junho de 1993.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. Avaliação de projetos sociais. In: Gestão de projetos sociais. 3ª ed., São Paulo: AAPCS – Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária, 2001. p. 59 – 89.

COUTO, Berenice Rojas. O sistema único de assistência social: uma nova forma de gestão da assistência social. In: Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, UNESCO, 2009. P 205-218

CURTY, Ana Luisa. Administração em organizações de Produto Social: Articulações possíveis. In: Gestão de projetos sociais. 3ª ed., São Paulo: AAPCS – Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária, 2001. p. 19 – 35.

CURY, Thereza Christina Holl. Elaboração de projetos sociais. In: Gestão de projetos sociais. 3ª ed., São Paulo: AAPCS – Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária, 2001. p. 37 – 57.

FILGUEIRAS, Cristina Almeida Cunha. Gestão estratégica de programas sociais. In: Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, UNESCO, 2009. P.133-156

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades. Lebon Régis – SC. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/lebon-regis/panorama>. Acesso em 09/08/2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades. Lebon Régis – SC. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/lebon-regis/pesquisa/36/30246?tipo=ranking>. Acesso em 09/08/2018.

JACCOUD, Luciana. Proteção social no Brasil: debates e desafios. In: Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, UNESCO, 2009. P. 57-86

JANNUZZI, Paulo de Martino. Avaliação de programas sociais no Brasil: repensando práticas e metodologias das pesquisas avaliativas. Revista Planejamento e Políticas Públicas, nº 36, 2011.p 251-275

MUNICÍPIO DE LEBON RÉGIS. Portal da Transparência. Disponível em: <http://cloud.publica.inf.br/clientes/lebonregis_pm/portaltransparencia/>. Acesso em 09/08/2018.

MUNICÍPIO DE LEBON RÉGIS. História do Município, 2017. Disponível em: <http://www.lebonregis.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/107313>. Acesso em 09/08/2018.

SPOSATI, Aldaíza. Modelo brasileiro de Proteção social não contributiva: concepções fundantes. In: Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, UNESCO, 2009. p.13-56

STEPHANOU, Luis. Projetos Sociais: Conceitos e ideias gerais. Disponível em:
< http://pwweb2.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/comad/usu_doc/conceitosprojetos_sociais_-_conceitos_centrais[4].ppt. >. Acesso em: 28 de Outubro de 2016.

WIKIPÉDIA. Gustavo Lebon Régis, 2017. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Gustavo_Lebon_R%C3%A9gis>. Acesso em 09/08/2018

YAZBEK, Maria Carmelita. O desafio da defesa das Políticas Públicas para o Serviço Social. Argumentum: Vitória. v. 8, n.1, jan./abr, 2016, p. 6-13.

Publicado

2019-11-26

Cómo citar

Campos, S. de P. G. de. (2019). LEBON RÉGIS: UMA APROXIMAÇÃO COM A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E A GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS. Geographia Opportuno Tempore, 5(3), 122–137. https://doi.org/10.5433/got.2019.v5.37481

Número

Sección

Artigos