A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DO TERRITÓRIO DA ARTE: O EXEMPLO DO GRUPO SAVURU, CAMPINAS/SP

Autores/as

  • Vera Lúcia Santos Placido Pontifícia Universidade Católica - PUC/Campinas
  • Luís Henrique de Castro dos Santos Pontifícia Universidade Católica, PUC-Campinas https://orcid.org/0000-0001-8033-215X

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2019.v5.37224

Palabras clave:

cartografia social, território, arte

Resumen

O presente trabalho é fruto de um Projeto de Extensão desenvolvido na PUC-Campinas, com o apoio da PROEXT – Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, intitulado: Cartografias Sociais da Comunidade Afrodescendente em Campinas, SP. Como é sabido, a cultura afrodescendente é rica em sua capacidade de se manifestar em diferentes territórios. Pelas periferias das cidades há uma produção artística, muitas vezes invisível aos olhos da maioria, mas que, na contramão da cultura de massa, resiste e, a cada dia, reanima a memória e nos traz elementos importantes da cultura afro que se misturam e se fazem na cultura brasileira como um todo. Assim, a cartografia social do grupo Savuru intenta compreender como esse grupo, ao desenvolver suas diversas ações culturais na cidade de Campinas, não apenas resgata elementos importantes da cultura afrodescendente, mas, marca o território com uma característica própria onde a Arte é condição e condicionante na dinâmica territorial da periferia urbana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vera Lúcia Santos Placido, Pontifícia Universidade Católica - PUC/Campinas

Professora Exntesionista da Faculdade de Geografia da PUC-Campinas. Desenvolve o Projeto de Extensão intitulado:  Cartografias Sociais da Comunidade Afrodescendente em Campinas, SP

Luís Henrique de Castro dos Santos, Pontifícia Universidade Católica, PUC-Campinas

Graduando e Bolsista de Extensão na Faculdade de Geografia da Pontifícia Universidade Católica, PUC-Campinas

Citas

ACSELRAD, Henri (org.) Cartografia social, terra e território. Rio de Janeiro, IPPUR/UFRJ, 2013.
GORAYEB, Adryane; MEIRELES, Jeovah. “Cartografia social vem se consolidando com instrumento de defesa de direitos”. Rede Mobilizadores, 10 fev. 2014. Disponível em: http://www.mobilizadores.org.br/coep/Publico/consultarConteudoGrupo.aspx?TP=V&CO DIGO=C20142610482831
GUELMAN, Leonardo. Territórios da Arte: cartografia brasileira da arte e cultura chega a UFF. Setembro de 2017. Disponível em: http://www.uff.br/?q=noticias/28-09-2017/territorios-da-arte-cartografia-brasileira-de-arte-e-cultura-chega-uff
PLACIDO, Vera Lúcia dos Santos (org.) Cartografia Social das Comunidades Afrodescendentes de Campinas, SP. Fascículo I: Comunidade Jongo Dito Ribeiro – o território na perspectiva da vivência. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, vol.1. n.01, junho de 2017, disponível em: https://www.puc-campinas.edu.br/projeto-de-extensao-intitulado-cartografias-sociais-da-comunidade-afrodescendente/

Publicado

2019-10-28

Cómo citar

Santos Placido, V. L., & dos Santos, L. H. de C. (2019). A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DO TERRITÓRIO DA ARTE: O EXEMPLO DO GRUPO SAVURU, CAMPINAS/SP. Geographia Opportuno Tempore, 5(1), 153–166. https://doi.org/10.5433/got.2019.v5.37224

Número

Sección

Artigos