APANHADO HISTÓRICO SOBRE A CONCEPÇÃO DE NATUREZA – DOS PRIMÓRDIOS Á MODERNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2015.v1.31931Resumen
A natureza é uma categoria de análise da geografia que abrange todos os elementos e fenômenos que se remetem ao contexto ambiental. Por isso é fundamental ter claro o significado deste conceito, sendo este a base teórica norteadora das ciências ambientais. Este trabalho tem como objetivo realizar um apanhado histórico geral da concepção de natureza, perpassando pelas categorias da natureza selvagem primitiva, mecânica e sistêmica-dinâmica. Para isto, foi seguido como metodologia a análise bibliográfica de fontes que tratam do assunto. A natureza ganha nova sistematização e novas visões, de acordo com o passar dos tempos e a influência da sociedade, abrindo premissas para que os fenômenos naturais sejam analisados de acordo com as visões teórico/metodológicas que a norteia.
Descargas
Citas
BARROS, J. R.; ZAVATTINI, J. F.Bases Conceituais em Climatologia Geográfica. Mercator - Revista de Geografia da UFC, ano 08, número 16, 2009. DOI: https://doi.org/10.4215/RM2009.0816.0019
BRITO, Tiago. Marx e Lukács: a relação sociedade e natureza. In: COLÓQUIO MARX E ENGELS 6, 2009, Campinas, SP. Anais... Campinas: Unicamp, 2009. p. 1-9.
CARACRISTI, I. O Pensamento Sistêmico Contemporâneo e os Estudos Geográficos da Natureza. Revista Geográfica de América Central Número Especial EGAL, 2011- Costa Rica II Semestre 2011 p. 1-10.
CHRISTOFOLETTI, A. Análise de Sistemas em Geografia – São Paulo: Hucitec/Edusp, 1979.
CONTI, J. B. A Geografia Física e as relações sociedade-natureza no mundo tropical. In:_____ CARLOS, A. F. A. Novos Caminhos da Geografia. Ed. Contexto. São Paulo. p. 203. 1999.
CONTI, J. B. Clima e Meio Ambiente. Ed. Atual, São Paulo, p. 87. 1998.
ELY, D. F. Teoria e método da climatologia geográfica brasileira: uma abordagem sobre seus discursos e práticas. – Presidente Prudente : [s.n.], 2006. p.208 f., il. ; gráf. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia.
GONÇALVES, C. W. P. Os (des) caminhos do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 2000.
MENDONÇA, F. Geografia e Meio Ambiente. Ed. Contexto. p. 80, 2014.
MENDONÇA, F. Geografia física: Ciência humana?. Ed. Contexto. p. 71, 1989
MORAIS, E. M. B. Evolução epistemológica conceito de natureza. Boletim Goiano de Geografia. V.19, pg. 75-98. 1999.
MOREIRA, R. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia Crítica. São Paulo. Ed. Contexto, 2006.
SANT'ANNA NETO, João Lima . O tempo e o clima na vida da roça. In:_____ Jorge Ulises Guerra Villalobos. (Org.). Ambiente, Geografia e Natureza. 1ed.Maringá: Programa de Pós-graduação em Geografia da UEM, 2000, p. 63-92.
SORRE, M. Objeto e Método da Climatologia. Revista do Departamento de Geografia, v.18, p. 89-94, 2006.
VISENTINI, J. W. Geografia, natureza e sociedade. São Paulo. Ed. Contexto, p. 92, 1997.
WHITEHEAD, A. N. O Conceito de Natureza. Ed. Martins Fontes. São Paulo, p. 236, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 MARIANA GOMIDE VIEIRA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado