AS FAVELAS E OS MOVIMENTOS SOCIAIS URBANOS: UM ESTUDO DE CASO NO BAIRRO SANTA FÉ - HORTA (LONDRINA/PR)
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.43145Keywords:
Habitação irregular, Pobreza, Lutas Sociais.Abstract
A presença das favelas e dos movimentos sociais é um fator fundamental para o entendimento do espaço urbano fragmentado e articulado, sendo ao mesmo tempo condição social e campo de lutas, provocando desigualdades socioespaciais e contradições ligadas diretamente com a produção da pobreza. Busca-se nesse trabalho um diálogo entre a vida humana e a construção do seu espaço, sendo que para isso busca-se apresentar Londrina, especificamente a favela Santa Fé – Horta, como palco das contradições urbanas quando se trata das relações que os movimentos sociais possuem no processo da favelização. Além disso, objetivou-se compreender como a vida do espaço de estudo pode ser percebida pelos seus moradores, quais são suas relações com os movimentos sociais urbanos londrinenses e quais são os riscos e vulnerabilidades identificados na paisagem desse lugar.
Downloads
References
CARVALHO, J.M. Introdução. In.: Dulce Chaves Pandolfi; Mario Grynszpan. (Org.). A favela fala: depoimentos ao CPDOC. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
CARLOS, A.F.A. A Cidade. São Paulo: Contexto, 1997.
CARLOS, A.F.A. Diferenciação socioespacial. Revista Cidades, v. 4, n. 6, 2007.Disponível em: < http://revista.fct.unesp.br/index.php/revistacidades/article/viewFile/569/600>. Acesso em: 02/12/2019
CORREA, R.L. O espaço urbano: notas teórico-metodológicas. Geosul, Florianópolis v. 8, n. 15, 1993. p. 13-18
DA MATA, D; LALL, S.V; WANG, H.G. Favelas e dinâmica das cidades brasileiras. Ensaios de economia regional e urbana, Brasilia, 2008. p. 47-64.
FREIRE-MEDEIROS, B. A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 22, n. 65, 2007. p. 61-72.
FREIRE, P. A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.
GOHN, M.G. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 47, p. 333–361, maio/dez. 2011.
GOHN, M.G. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola. 2007.
GONDIM, L.M.P. Habitação popular, favela e meio ambiente. Anais Do I Encontro Nacional Da Associação Nacional De Pesquisa E Pós-graduação Em Arquitetura E Urbanismo, v. 1, 2010.
MARICATO, E. Favelas – um universo gigantesco e desconhecido. São Paulo, 2001. Disponível em:< http://fau.usp.br/depprojeto/labhab/biblioteca/textos/maricato_favelas.pdf>. Acesso em: 01/12/2019
MELCHIOR, L; DA SILVA, W. Análise das moradias precárias em Londrina (PR). Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, 1 de agosto de 2005, vol. IX, núm. 194 (28). <http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-194-28.htm> [ISSN: 1138-9788]
MENDONÇA, F. SAU–Sistema Ambiental Urbano: uma abordagem dos problemas socioambientais da cidade. In:___. Impactos Socioambientais Urbanos. Curitiba: Editora da UFPR, 2004.
NETO, S.L; DE MELLO PIMENTEL LOURENÇO, A.C. A Favela Ainda Não Venceu, Mas Continua Lutando. Movimentos Sociais De Moradores De Favela No Rio De Janeiro. Opsis, v. 9, n. 13, p. 136–151, dez. 2009.
OKAMURA, J.L.P.D. Que lugar é esse, União VI? O pertencer às favelas de Londrina-PR. 2016. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
OLIVEIRA, E.L. Divisão do Trabalho e Circuitos da Economia Urbana em Londrina - PR. 2009. Tese (Doutorado em Geografia) – Departamento de Geografia, Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo, 2010.
OLIVEIRA, M.P. Para Compreender o “Leviatã Urbano” – a cidadania como nexo político-territorial. In: CARLOS, A. F. et al (org.), A Produção do Espaço Urbano: Agentes e Processos, Escalas e Desafios. São Paulo: Editora Contexto, 2017. P.177-206
PANDOLFI, D.; GRYNSZPAN, M. Poder público e favelas: uma relação delicada. In: Cidade: história e desafios / Lúcia Lippi Oliveira, organizadora. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002.
SANTOS, M. Pobreza urbana.São Paulo: Editora da Universidade Estadual de São Paulo. 2009. p.136.
SANTOS, M. Por uma Geografia Cidadã: Por Uma Epistemologia da Existência. Boletim Gaúcho de Geografia. Porto Alegre, v.17. p.7-14.1996.
SOUZA, M.L. A Cidade, a Palavra e o Poder: Práticas, Imaginários e Discursos Heterônimos e Autônomos na Produção do Espaço Urbano. In: CARLOS, A. F. et al (org), A Produção do Espaço Urbano: Agentes e Processos, Escalas e Desafios.1º ed. São Paulo: Editora Contexto, 2017. p.147-166
SOUZA E SILVA, J. (org). O que é Favela, Afinal?. Rio de Janeiro: Observatório de Favelas, 2009.
ZALUAR, A; ALVITO, M. Um Século de Favela. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Geographia Opportuno Tempore
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado