Análises populacionais das mesorregiões brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20290Keywords:
Mesorregiões, População, MigraçãoAbstract
As questões relacionadas à população sempre são foco de estudos na área da Geografia, pois estão associadas a diversos fatores, como condições econômicas, qualidade de vida, migrações, entre outros, que configuram a sua existência no espaço geográfico, o que justifica a pertinência do assunto. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a questão populacional no âmbito das mesorregiões do Brasil. Os procedimentos metodológicos se deram através de levantamento bibliográfico, com o uso de obras de autores como Santos (2006), Brito (2007), Oliveira (2006), com o uso do programa Philcarto para a produção de mapas com base em dados do IPEAdata, e por fim realizou-se as análises acerca das populações totais, rurais e urbanas de todas as mesorregiões. Deste modo foram realizadas as devidas conexões entre os assuntos que permeiam o âmbito populacional, em busca de demonstrar e compreender a evolução de seus números no intervalo de 2000 à 2010, os quais são os respectivos anos dos dois últimos censos demográficos realizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Downloads
References
BRITO, Fausto. As Migrações Internas no Brasil: Um Ensaio Sobre os Desafios Teóricos Recentes. 2007
IBGE. Divisão do Brasil em Mesorregiões E Microrregiões Geográficas. Rio de Janeiro,v. 1, [s/n]. 1990. p. 135
IBGE. Divisão Regional. 2014. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/default_div_int.shtm.>. Acesso em: 29 de outubro de 2013.
IPEA.Instituto de Pesquisa em Economia Aplicada. IPEAdata: Banco de Dados do Instituto de Pesquisa em Economia Aplicada. 2013. Disponível em: < http://www.ipeadata.gov.br/ >. Acesso em: 26 outubro de 2013.
NOMURA, Roberta; VELLUTO, Luciele. Cidade ainda atrai mais migrantes do que o campo. 2013. Disponível em: <https://www.metodista.br/metodista.br/cidadania/numero-15/cidade-ainda-atrai-mais-migrantes-do-que-o-campo>. Acesso em 26 de outubro de 2013.
OLIVEIRA, Antônio Tadeu Ribeiro de. Dos movimentos populacionais à pendularidade: uma revisão do fenômeno migratório no Brasil. In: XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, 2006, Caxambú- MG. Anais... Caxambú- MG, 2006.p.1-17
SANTOS, Milton. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. São Paulo: Editora Record, 2001.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. 2. reimpr. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.p. 260.
SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222006000200003
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado