A materialidade dos sonhos em grafite na Ponte da Vila das Torres em Curitiba, PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2025.v11.51928Palavras-chave:
Grafite, Vila das Torres, Curitiba, ResistênciaResumo
A Vila das Torres é a vila popular mais antiga da região central de Curitiba e está localizada na divisa de três bairros, sendo eles: Prado Velho, Jardim Botânico e Rebouças. Esta localidade se destaca por uma postura de resistência as pressões urbanas realizadas pelo grande capital e suas instituições, além disso luta por vezes contra o próprio governo que tenta invisibilizá-la e acaba por dificultar a vida de alguns de seus moradores. A Vila das Torres destaca-se por sua organização popular que a faz um importante espaço dentro da cidade, fazendo com que se torne uma espécie de centralidade.
Na imagem vê-se o grafite na ponte localizada na rua Baltazar Carrasco dos Reis que separa a vila do bairro Rebouças e foi fotografada durante um trabalho de campo no IX Colóquio do NEER no dia 7 de novembro de 2024 com um iPhone SE 2ª Geração. A frase grafitada chama atenção também para a resistência que existe dentro deste espaço. Na foto é possível ler "É necessário o coração em chamas para manter os sonhos aquecidos" e a partir disso é possível refletir sobre o papel que há na comunidade de manter o seu território - e também lugar - e sonhos relacionados a uma melhor condição de vida ou, mesmo, a melhoria do espaço de maneira geral.
Downloads
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Léon Denis Ferreira Xavier

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado










