Consumo na produção do espaço: uma proposta categorial a partir da relação dialética produção-consumo do espaço urbano
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.48781Palavras-chave:
Produção de espaço, Consumo de espaço, Necessidade-satisfatorResumo
Desde o momento em que o filósofo francês Henry Lefebvre publicou sua obra mais emblemática, "The Production of Space", em 1974, o estudo do espaço tornou-se um campo fundamental de reflexão sobre o papel que ele poderia desempenhar no capitalismo. Entretanto, apesar dos avanços nesse campo, o consumo do espaço carece de uma equivalência categórica (de método) com a produção do espaço, o que significa que o fundamento dialético da produção-consumo foi reduzido à relação valor de uso-valor de troca, deixando em segundo plano o par dialético trabalho vivo-trabalho morto. Assim, a proposta apresentada de forma teórico-reflexiva enfoca, em primeiro lugar, na construção de um consumo abordado como termo universal e não apenas singular na relação produção-consumo, o que implica a ampliação de escalas, temporalidades e espaços (o que aqui se denomina espaços-outros), e, em segundo lugar, enfatiza a relação necessidade-satisfação pensada a partir do plano cotidiano, ou seja, no horizonte da representação (imediata e direta) e da ocultação (de processos históricos e universais) dos fenômenos de reprodução social próprios da sociedade moderna.
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