Consumo na produção do espaço: uma proposta categorial a partir da relação dialética produção-consumo do espaço urbano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.48781

Palavras-chave:

Produção de espaço, Consumo de espaço, Necessidade-satisfator

Resumo

Desde o momento em que o filósofo francês Henry Lefebvre publicou sua obra mais emblemática, "The Production of Space", em 1974, o estudo do espaço tornou-se um campo fundamental de reflexão sobre o papel que ele poderia desempenhar no capitalismo. Entretanto, apesar dos avanços nesse campo, o consumo do espaço carece de uma equivalência categórica (de método) com a produção do espaço, o que significa que o fundamento dialético da produção-consumo foi reduzido à relação valor de uso-valor de troca, deixando em segundo plano o par dialético trabalho vivo-trabalho morto. Assim, a proposta apresentada de forma teórico-reflexiva enfoca, em primeiro lugar, na construção de um consumo abordado como termo universal e não apenas singular na relação produção-consumo, o que implica a ampliação de escalas, temporalidades e espaços (o que aqui se denomina espaços-outros), e, em segundo lugar, enfatiza a relação necessidade-satisfação pensada a partir do plano cotidiano, ou seja, no horizonte da representação (imediata e direta) e da ocultação (de processos históricos e universais) dos fenômenos de reprodução social próprios da sociedade moderna.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

César Andrés Alzate Hoyos, Unioeste

Formado na Universidad Tecnológica de Pereira-Colômbia (2010) no programa de Gestão Ambiental. Mestre em Geografia da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? campus de Presidente Prudente (Conceito Capes 7), onde desenvolveu a pesquisa no tema de "Circuito econômico solidário através de práticas de inovação social numa abordagem territorial". Também realizou durante o periodo do mestrado um estádio de pesquisa (Sanduíche) na Università degli Studi di Torino (Itália) desenvolvendo a pesquisa intitulada ?Enfoques teórico-metodológicos territoriais nas práticas de economia solidária na Região Piemonte-Italia?. É Doutor em Geografia da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? campus de Presidente Prudente e participa do grupo de pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR), na linha de pesquisa Produção do Espaço Urbano, onde desenvolveu o projeto "Redes algroalimentares alternativas no consumo-produção do espaço urbano. Estudo de caso comparativo Brasil-Colômbia". Durante o doutorado, realizou estágio de pesquisa na Faculty of Agriculture da Kyoto University no Japão desenvolvendo a pesquisa "Alternative Food Networks in Japan: a Rural-Urban Dialectic". Participou do Laboratório de Estudos do Espaço Rural (LabRural) e do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF) da UFSC. Atualmente é Bolsista de Pós-doutorado Júnior da UNIOESTE. Com experiência nas áreas de ciências ambientais e geografia humana, sobretudo nos temas de economia solidária, inovação social, redes agroalimentares alternativas e produção do espaço urbano.

Jorge Mario Carmona Vanegas, Institución Educativa Liceo de Bolívar

Possui graduação em Administração Ambiental pela Universidade Tecnológica de Pereira - UTP- (2011). É mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil -UFMT- (2016) e doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, Brasil (2017-2022). Tem experiência nas áreas de geografia urbana e ciências ambientais, estudos urbanos críticos e teoria do planejamento. Colaborou e desenvolveu pesquisas com o grupo em Gestão Ambiental Territorial - GAT- da UTP como Jovem Pesquisador de Colciencias. Também colaborou com o Laboratório de Dinâmica Metropolitana da UFPR assessorando pesquisas de iniciação científica relacionadas com processos comunitários de luta, ocupação e resistência. Atualmente está pesquisando sobre teoria do planejamento territorial a partir de uma perspectiva decolonial.

Referências

BAUTISTA, Juan. ¿Qué significa pensar desde América Latina?. Madrid: Ediciones Akal, S.A, 2014.

BAUTISTA, Juan. Marx y la transmodernidad decolonial. In: ENCUENTROS DESCOLONIALES: MEMORIAS DE LA PRIMERA ESCUELA DE PENSAMIENTO DESCOLONIAL NUESTRAMERICANO, 1., IVIC, 7 a 14 out. 2016. Anais… Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas (IVIC), 2018a. p. 127-175.

BAUTISTA, Juan. Hacia un Marx del siglo XXI. El problema de la descolonización del pensamiento crítico contemporáneo. In: ALVARADO, David., REVERÓN, Manuel (Org.). El vuelo del fénix. Buenos Aires: CLACSO, 2018b. p. 121- 152. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctvn5tzff.7

CARLOS, A. F. A condição espacial. São Paulo: Contexto, 2015.

CARLOS, A. F. O lugar no/do mundo. São Paulo: Labur Edições, 2007.

DUSSEL, E. La producción teórica de Marx. Un comentario a los Grundrisse. México: Siglo XXI editores, 1991.

DUSSEL, E. 1492 el encubrimiento del otro: hacia el origen del “mito de la Modernidad”. La Paz: Plural editores, 1994.

DUSSEL, E. 16 tesis de economía política. Una filosofía de la economía. Buenos Aires: Docencia, 2013.

GRÜNER, E. Lo sólido en el aire: el eterno retorno de la crítica marxista. Buenos Aires: CLACSO, 2021.

LEFEBVRE, H. La vida cotidiana en el mundo moderno. Madrid: Alianza Editorial, 1972.

LEFEBVRE, H. La producción del espacio. España: Capitán Swing, 2013.

MARX, K. Elementos Fundamentales para la Crítica de la Economía Política (Grundreisse) 1857-1858. 20th ed. México: Siglo XXI, 2007.

MAX-NEEF, M. Desarrollo a escala humana. Barcelona: Icara, 1998.

QUIJANO, A. Colonialidad y modernidad-racionalidad. In: PALERMO, Zulma., QUINTERO, Pablo (Org.). Aníbal Quijano: textos de fundación. Buenos Aires: Signo, 2014. p. 60 -70.

QUIROGA, A. Enfoques y perspectivas en psicología social. Argentina: Ediciones Cinco, 1990.

QUIROGA, A. Matrices de aprendizaje. Constitución del sujeto en el proceso de conocimiento. Argentina: Ediciones Cinco, 1996.

QUIROGA, A. Crisis, procesos sociales, sujeto y grupo: desarrollos en psicología social a partir del pensamiento de Enrique Pichon Rivière. Buenos Aires: Ediciones Cinco, 2014.

Downloads

Publicado

29-09-2023

Como Citar

Alzate Hoyos, C. A., & Carmona Vanegas, J. M. (2023). Consumo na produção do espaço: uma proposta categorial a partir da relação dialética produção-consumo do espaço urbano. Geographia Opportuno Tempore, 9(2), e48781. https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.48781