Fronteiras nas Águas da Grande Hileia, em Guayaramerín, Bolívia

Autores

  • Nilson Cesar Fraga Curso de Geografia - Universidade Estadual de Londrina.

Palavras-chave:

Fronteira, Território, Geopolítica, Amazônia, Brasil, Bolívia

Resumo

Nas fronteiras das águas da Grande Hileia, se encontra Guayaramerín, uma cidade no departamento do Bêni, na Bolívia, que possui um porto situado na margem esquerda do rio Mamoré, em frente à cidade rondoniense de Guajará-Mirim, no Brasil. A imagem dos barcos aportados foi capturada em 2017, em trabalho de campo realizado na região da fronteira, com professores dos cursos de Geografia da Universidade Federal de Rondônia e da Universidade Estadual de Londrina, cujos objetivos buscam analisar as culturas tradicionais fronteiriças entre o Brasil e os país da pan-Amazônia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nilson Cesar Fraga, Curso de Geografia - Universidade Estadual de Londrina.

Pesquisador Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor Adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEL (Mestrado e Doutorado). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR (Mestrado e Doutorado), de 2007 até 2017. Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR-RO), desde 2013. Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Diretor-Presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Londrina/PR. Coordenador do Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito - GEOTMAC/UEL e Coordenador do Observatório da Região e da Guerra do do Contestado - ORGC/UEL. Atua nos seguintes temas: Geografia Política, Geografia Regional, Território e Cultura, Território e Conflito. Estuda as guerras da formação territorial paranaense desde 2011, com ênfase para a Guerra do Contestado, Guerra de Porecatu, Levantes dos Posseiros do Sudoeste do Paraná e Chacina de Pitanga. Pesquisador da Região e da Guerra do Contestado no Paraná e Santa Catarina, desde 1994.  

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

Fraga, N. C. (2021). Fronteiras nas Águas da Grande Hileia, em Guayaramerín, Bolívia. Geographia Opportuno Tempore, 7(2), 188. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/Geographia/article/view/45304

Edição

Seção

Olhares e paisagens sentidas no geográfico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>