A CULTURA DO POVO E SUAS CONSTRUÇÕES ATRAVÉS DO TEMPO: O PANÓPTICO EDUCACIONAL NA ALDEIA
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2021.v7.44832Palavras-chave:
Cultura do Povo, Escola, Poder Público, Professor IndígenaResumo
O trabalho propõe em discutir as questões educacionais na Terra Indígena Igarapé Laje, localizada no seu interior, na cidade de Guajará Mirim, Estado de Rondônia, fronteira Brasil/Bolívia, foi contemplada com a implantação da Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental Wem Kanum Oro Waram. Os Wari’ habitam neste território e a escola é o espaço geográfico em análise. Neste espaço, os saberes, os conhecimentos indígenas sobre o universo não indígenas estão cada vez mais fragilizados. A escola diferenciada, as metodologias próprias de aprendizagem, o material didático específico, a estrutura física e pedagógica, são elementos que estão ligados ao processo de ensino e aprendizagem desenvolvidos através da atuação do professor indígena, e são considerados fatores: histórico, cultural e geográfico. A disciplina Cultura do Povo é a matriz curricular, implantada do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II, e foi analisada para conhecer a efetivação da política pública educacional. A metodologia de nosso trabalho consiste na observação participante, análise documental disponível na escola e em websites, para confrontar a produção deste espaço, com o Plano Estadual de Educação para conhecer o empenho do Governo do EstadoDownloads
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