CIBERESPAÇO E O ENSINO: ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VIANA E NA ESCOLA PARTICULAR COLÉGIO ATENAS NO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2019.v5.37229Palavras-chave:
Sociedade Virtual - Educação Tecnológica - Mediação do Conhecimento.Resumo
Esse artigo busca averiguar as alterações sociais e subjetivas que estão sendo produzidas na atualidade a partir do surgimento das redes sociais e suas tecnologias, principalmente nas vivências do espaço escolar. A discussão sobre a relação existente entre os alunos com o espaço virtual é de extrema importância, sobretudo para compreender os desafios dos professores e alunos, bem como a responsabilidade do Estado frente aos processos sociais. A pesquisa aqui apresentada, são apontamentos do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas, no ano de 2017. O trabalho consiste em levantamento bibliográfico e análise de questionários, o qual foram entrevistados alunos e professores do 8º e 9º ano da Escola Estadual Professor Viana e do Colégio Particular Atenas, apresentando um diagnóstico sobre o uso das redes sociais e suas tecnologias presentes na rede de internet. Diante das análises dos questionários, pouco é aproveitado mediante a oferta disponível em rede. Mediante um espaço cada vez mais informatizado, as situações atuais levam o professor e a gestão escolar a pensar em novas metodologias e soluções, pensar o aluno e o os novos objetos de aprendizagem num processo único, mesmo quando o sistema é desfavorável a construção social e quando não políticas públicas que incentivem e deem suporte a essas novas práticas.
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