TRAÇO E TERRITORIALIDADE: O FUNDAMENTO SEMIÓTICO DA INFORMAÇÃO DO MAPA NA DEMARCAÇÃO TERRITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2018.v4.35551Palavras-chave:
Semiótica peirceana, Mapas históricos, Análise semiótica.Resumo
A territorialidade é um traço que acompanha a humanidade e que se expressa nos mapas de variadas formas. Neste trabalho, objetiva-se analisar como um mapa histórico é semioticamente capaz de informar a territorialidade dos espaços representados a partir da semiótica de extração peirceana. Para tanto, foi proposta uma análise fenomenológica da categoria território e uma breve investigação do fundamento informacional dos produtos cartográficos. Por fim, verificaram-se algumas das estratégias utilizadas pelos cartógrafos para expressar o controle territorial e os signos para demarcar suas territorialidades em um mapa histórico do século XVIII.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Geographia Opportuno Tempore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado