ASSENTAMENTOS RURAIS EM BODOQUENA/MS: SIGNIFICANTES DA DENSIDADE DE DRENAGEM NO CONTEXTO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2018.v4.35548Palavras-chave:
Bacias Hidrográficas, Morfometria Fluvial, Sistemas de Informação GeográficaResumo
O Planalto da Bodoquena é região de substrato Geológico dominado por rochas químicas geradoras de solos altamente férteis com bom aproveitamento agrícola na produção de alimentos, bem como atividades industriais de destaque a nível nacional como é o caso das produções de calcário e cimento. Os espaços ambientais físicos propostos neste estudo incluem as áreas dos Assentamentos Rurais: Sumatra, Campina, Canaã e Serro Alegre. Nestas áreas a dinâmica das águas de escoamento fluvial, é definida pelo nível de base do Rio Miranda. Utilizou-se recursos da quantificação na mensuração das redes de drenagens no entendimento evolutivo do ambiente regional dos Assentamentos Rurais em Bodoquena a partir da aplicação metodológica de índices morfométricos relacionados a parâmetros de natureza areal, linear e hipsométricos para áreas externas e internas dos Assentamentos, considerando potencialidades dos inputs de energia e matérias inseridas e produzidas em topografias de gradiente suave ondulado a forte ondulada e íngreme dos espaços naturais e antropizados. Os resultados permitiram inferir ofertas de matéria e energia nos ambientes. Os valores da Densidade de Drenagem apontam maiores preocupações na região do Assentamento Canaã associado ao caráter da topografia, ocorrendo o oposto na área do Assentamento Serro Alegre prejudicando espacialmente a utilização dos recursos hídricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Geographia Opportuno Tempore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado