O DILEMA DOS JOVENS PRODUTORES FAXINALENSES: DO ÊXODO À RETENÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31975Resumo
Buscaremos abordar neste artigo algumas questões relativas à juventude do sistema faxinal da região sudeste do Paraná, passando por sua gênese à suas crises e reconstruções. Considerando a juventude como objeto central do estudo, discutiremos os apontamentos da APF (Articulação Puxirão dos Povos Faxinalenses) sobre os 10 anos de lutas contra os descasos e ataques contra seus territórios, bem como as experiências positivas na perpetuação de uma nova geração de agricultores no campo.Downloads
Referências
ARTICULAÇÃO PUXIRÃO DOS POVOS FAXINALENSES. Carta Faxinalense. Disponível em: Acesso em 21/07/2017.
ABRAMOVAY, R. et al. Juventude e agricultura familiar: desafios dos novos padrões sucessórios. Brasília: UNESCO, 1998.
BRASIL. Decreto nº 6040 de 7 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais - PNPCT.
IBGE - Censo Demográfico 1991 – Características Gerais da População e Instrução, Rio de Janeiro, IBGE, 2000.
IBGE - Censo Demográfico 1991 – Características Gerais da População e Instrução, Rio de Janeiro, IBGE, 2010.
LÖWEN SAHR, Cicilian Luiza; CUNHA, Luiz Alexandre Gonçalves. O Significado Social e Ecológico dos Faxinais: Reflexões Acerca de uma Política Agrária Sustentável Para a Região da Mata com Araucária no Paraná. Revista Emancipação, v. 5, n. 1, UEPG, 2005.
MONDARDO, Marcos Leandro. Os Caboclos do Sudoeste do Paraná: de uma “Sociedade Autárquica” a um grupo social excluído. In: História em Reflexão: Revista Eletrônica de História. Vol. 2, n. 3 – UFGD – Dourados Jan/Jun 2008.
SCHUSTER, Wladimir Teixeira; CUNHA, Luiz Alexandre Gonçalves. Faxinais do Centro Sul do Paraná: temporalidades e territorialidades. Anais do IV Simpósio Intermacional de Geografia Agrária e V Simpósio Nacional de Geografia Agrária. 2009.
SENIUK, Talita; SKAVRONSKI, Maria Inêz Antonio. Imigração Ucraniana e Colonização em Prudentópolis (1895-1945). In: Ateliê de História. Vol. 2, n. 1 – UEPG, Ponta Grossa, 2014.
SOARES, Joélcio Gonçalves. Comunidades Faxinalenses no município de Rio Azul-PR: Gênese, características e transformações nos padrões espaciais de povoamento. 2012. 200f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - UEPG, Ponta Grossa. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Jean Felipe de Bona Stahlhoefer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado