O “TERRITÓRIO TURÍSTICO” NA TRÍPLICE FRONTEIRA ENTRE ARGENTINA, BRASIL E PARAGUAI
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31684Resumo
Todas as atividades humanas produzem o espaço, e o turismo é parte intrínseca neste processo. A temática apresentada por meio deste artigo objetiva discorrer acerca da produção do espaço na Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, utilizando como elemento de análise as atividades turísticas. Visa-se perceber a influência dos agentes sociais envolvidos neste processo, bem como os elementos materiais e imateriais do turismo presentes na produção daquele espaço em específico, compreendendo que há a constituição de um “território turístico” transfronteiriço. Para tanto, serão efetuados levantamentos e análises em bibliografias específicas da Geografia, bem como em documentos e trabalhos de pesquisa que abordem temas correlatos ao proposto. Espera-se compreender a influência das atividades turísticas na dinamização daquele ambiente fronteiriço e as formas pelas quais o turismo reflete na produção do espaço da Tríplice Fronteira. Desde já, percebe-se que há um jogo de relações presentes que permite a perpetuação das atividades turísticas em nível transfronteiriço, e que são as responsáveis pelas modificações no espaço no decorrer do tempo, inclusive em relação ao processo de mercantilização do espaço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Luana Caroline Kunast Polon
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado