REPENSANDO AS FRONTEIRAS: A ATUALIDADE DE ÉLISÉE RECLUS
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31683Resumo
Élisée Reclus (1830 - 1905) militante e geógrafo libertário francês, foi um dos sistematizadores da geografia enquanto ciência moderna. O anarquismo de Reclus é indissociável da sistematização de sua geografia. Esse trabalho tem como objetivo expor a concepção de fronteira no pensamento reclusiano, que a partir de uma crítica geográfica e política do autor às fronteiras estatais, enquanto algo fixo, linear, e de seu estabelecimento sobre os limites naturais de um território, concebe uma nova forma de analisar a função das fronteiras no território. Além disso, com base em um levantamento bibliográfico sobre o pensamento reclusiano, apresentamos as interpretações contemporâneas que convergem com sua perspectiva libertária sobre as fronteiras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Artur Boligian Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado