Considerações Sobre a Dinâmica da Construção Habitacional: um destaque para a conjuntura política e econômica do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2016.v2.31349Palavras-chave:
Políticas de Habitação, Construção Habitacional, Indústria da ConstruçãoResumo
A intensidade da urbanização brasileira resultou em uma forte demanda habitacional desde a década de 1930, aumentando progressivamente. A questão habitacional tomou atenção das políticas públicas e por tanto se faz necessário compreender a efetividade destas ao longo da história brasileira, sua importância para o desenvolvimento econômico do país e apontar perspectivas positivas para a temática. O presente trabalho consiste em uma suscita análise da dinâmica do sub-setor da construção habitacional brasileira, em relação as diversas conjunturas políticas e econômicas ocorridas desde o período colonial até a atualidade. Tomamos por base para desenvolver este artigo uma diversificada revisão teórica sobre os principais governos brasileiros, suas práticas econômicas, políticas habitacionais e a propagação das empresas do setor. Por fim, ressaltamos a demanda não sanada por democratizar o acesso a habitação, de forma que o Estado garanta a rentabilidade e durabilidade dos programas de fomento a moradia e que estes sejam formas profícuas de aquecer a economia brasileira.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Sergio. Vinte e Dois Anos de Política de Habitação Popular (1964 – 86): Criação, Trajetória e Extinção do BNH. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, 1988. Disponível em: < http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/viewFile/9391/8458> Acesso em: Março de 2014.
_______________. Desafios da Habitação Popular no Brasil: políticas recentes e tendências. In: Coleção Habitare. Habitação social nas Metrópoles brasileiras: Uma avaliação das políticas habitacionais no fim do século XX, 2007. Disponível em: <http://www.habitare.org.br/publicacao_colecao7.aspx> Acesso em: Março de 2014.
BONDUKI, Nabil Georges. Origens da Habitação Social no Brasil.
___________________________. Política Habitacional E Inclusão Social No Brasil: revisão histórica e novas perspectivas no governo Lula. In: Revista eletrônica de Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, n. 1, p. 70–104, 2008. Disponível em: http://www.usjt.br/arq.urb/numero_01/artigo_05 _180908.pdf > Acesso em: Março de 2014.
________________. A Política Habitacional No Brasil (1930-1990). Periódico de Divulgação Científica da Fals, ano 1 - nº 02- março de2008. Disponível em: < http://www.fals.com.br/revela14/politicahabitacional.pdf> Acesso em: Março de 2014.
MARICATO, Ermínia. A Nova Política Nacional de Habitação. Jornal O Valor. Nov. de 2005. Disponível em: < http://www.fau.usp.br/depprojeto/labhab/biblioteca/textos/maricato_novapoliticahab.pdf> Acesso em: Março de 2014.
MOREIRA, Camila Fernandes; LEME, Alessandro Andre. Direito à Moradia: políticas públicas nos governos FHC e Lula. Revista Horizonte Científico, Uberlândia, Jul. 2011. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/12224/7101> Acesso em: Março de 2014.
MOREIRA, Edilson Marques. Política Econômica: Um olhar sobre a atual situação da política habitacional no Brasil. Indicadores Econômicos FEE, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 21-32, 2013. Disponível em: <http://revistas.fee.tche.br/index.php/indicadores/article/view/2845> Acesso em: Março de 2014.
OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à Razão Dualista o Ornitorrinco. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.
POSTALI, Valéria Barreiro. Os Impactos Da Crise Econômica Brasileira Na Produção Habitacional Após Os Anos De 1970. In: Estudos Urbanos em Perspectiva: Reflexões, Escalas e Deafios. Org: Bovo, Marcos Clair; Töws, Ricardo Luiz; Costa, Fábio Rodrigues da. Campo Mourão: Editora da Fecilcam, 2013.
SANTOS, Angela Moulin S. Penava, DUARTE, Sandro Marino. Política Habitacional No Brasil: uma nova abordagem para um velho problema. RFD- Revista da Faculdade de Direito da UERJ, Rio de Janeiro, abr. 2011. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rfduerj/article/view/1375>. Acesso em: Março de 2014.
SHIMBO, Lúcia Zanin. Habitação Social, Habitação De Mercado: a confluência entre estado, empresas construtoras e capital financeiro. Tese (Doutorado). São Carlos: Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-04082010-100137/pt-br.php> Acesso em: Março de 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Geographia Opportuno Tempore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado