CIÊNCIA E ARTE: UMA ANÁLISE DO USO DA COMUNICAÇÃO VISUAL COMO MEIO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2015.v2.23549Palavras-chave:
Paleoarte, Ilustração científica, SemióticaResumo
Este estudo teve como objetivo se aproximar de alguns aspectos subjetivos presentes na reconstrução e representação de seres já extintos: os dinossauros. É uma análise sobre o processo da formação de ícone até a reconstrução iconográfica de uma ilustração que mais adiante passa a ser um elemento importante na divulgação científica. Com o latente movimento de descobertas científicas das últimas décadas cresceu o número de trabalhos científicos publicados propondo novas teorias sobre como eram e como viveram os dinossauros. No entanto, e na grande maioria, as descobertas visam uma linguagem sóbria e universal ao meio acadêmico respeitando normas estabelecidas pelas próprias academias. Para popularizar o conhecimento científico obtido na paleontologia é necessária uma forma simples de propagar os conteúdos restritos aos estudiosos das Ciências. Um dos meios de facilitação do entendimento acadêmico é a paleoarte, que mistura Ciência e Arte a fim de disseminar o conhecimento científico.
Downloads
Referências
AURÉLIO B.H.F. Minidicionário Aurélio. 1° Ed, 7° Impressão. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1977. 688p.
CARNEIRO, Diana. Ilustração botânica: princípios e métodos. Curitiba: Editora UFPR, 2011. 225p.
CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal? Editora brasiliense, 1993. 210p.
CORREIA, Fernando Jorge. FERNANDES, Ana Silva. Desenhar para (re)conhecer: o papel da ilustração científica nas missões científicas do espaço lusófono. atas do congresso internacional saber tropical em moçambique: história, memória e ciência. IICT – JBT/Jardim Botânico Tropical. Lisboa, 2012. 24-26.
DAMATTA, Roberto. Relativizando: uma introdução à Antropologia Social. Petrópolis Vozes, 1987. 2.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. 246p.
GOMBRICH, Ernest Hans. A História da Arte. 16.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. 688p.
MANZIG, Paulo César. WEINSCHÜTZ, Luiz Carlos. MUSEUS & FOSSEIS da região sul do Brasil. 1° Ed. Marechal Cândido Rondon: Germânica, 2012. 306p.
PIGNATARI, Décio. Informação, Linguagem, Comunicação. São Paulo: Editora Perspectiva, 1968. 144p.
PROENÇA, Graça. Historia da Arte. 17.ed. São Paulo: Ática, 2012. 448p.
POUGH, Hevery F. JANIS, Chistine M. HEISER, John B. A Vida dos Vertebrados. São Paulo: Atheneu Editora - 4. Ed, 2008. 798p.
SANTOS, José Luiz dos. 2009. O que é Cultura. São Paulo: Brasiliense. 1ª edição, 16ª edição. 73p.
SANTAELLA, Lúcia. NÖTH, Winfried. IMAGEM: Cognição, semiótica, mídia. 1° Ed. São Paulo: Iluminuras, 222p.
SOARES, Magda. As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto. In: Zilberman R.S.E.T. (Org.). Leitura: perspectivas disciplinares. São Paulo: Ática, 2000. p. 18-29.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Geographia Opportuno Tempore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado