A LEITURA FUNCIONAL DOS PORTOS NA PERSPECTIVA DAS CONTRIBUIÇÕES DE MILTON SANTOS
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2015.v2.22809Palavras-chave:
Portos, meio técnico cientifico, Portos portugueses, globalização, conectividade.Resumo
Na contemporaneidade alguns espaços adquirem um caráter funcional e desempenham papel importante na arquitetura da globalização. Dentre eles podemos destacar os portos, que se constituem em elos, entre distintos pontos do globo terrestre e extensas hinterlândias, dependendo de sua conectividade. Essa importância se amplia à medida que tais espaços incorporam mais e mais uma racionalidade pautada pelo meio técnico científico, que lhes confere um aspecto diferente do que foram os portos no passado, bem como sinaliza para um ambiente permeado de lógicas hegemônicas e que procura responder a elas de forma satisfatória. Assim, os novos arranjos expressam a trajetória do capitalismo e sua relação com a técnica, seja no aspecto visível ou nas normas e relações que se estabelecem nesses espaços.
Downloads
Referências
ANTAQ. Relatório de Indicadores. Brasília, 2006.
BLOT, M. L. P. H. P. Os portos na oriegem dos centros urbanos: contributo para a arquelogia das cidades marítimas e flúvio-marítimas em Portugal. Lisboa, Instituto Português de Arquelogia, 2003.
CASTILLO, R.(2001). Unicidade técnica planetária, informação e espaço geográfico. Ensaios de Geografia Contemporânea. A. F. A. Carlos (Org.). São Paulo, EDUSP, 2001. p. 265-274.
FIGHERA, D. Globalização e seletividade espacial. Ensaios de Geografia Contemporânea. A. F. A. Carlos (Org.). São Paulo, EDUSP, 2001. p. 265-274.
Harvey, D. A condição pós moderna. São Paulo, Loyola, 1990.
Revista Containerisation International – 2013. In: WWW.containershiping.com
SANTOS, M. A natureza do espaço. São Paulo, EDUSP, 2012.
VELTZ,P. Logiques d’enterpreise et territories les nouvelles regles du jeu. Les nouveaux espaces de l’entreprise. M. Savy; P. Veltz (Orgs.). Paris, L’Aube, 1993.
XAVIER, M. A. M. (2001). As distâncias no meio técnico científico e as metáforas contemporâneas. Ensaios de Geografia Contemporânea. A. F. A. Carlos (Org.). São Paulo, EDUSP, 2001. p. 265-274.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Geographia Opportuno Tempore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado