Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em Nova Mamoré: sentimentos territoriais em face à globalização

Autores

  • Herbert Lins de Albuquerque Universidade Federal de Rondônia
  • Josué da Costa Silva Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20356

Palavras-chave:

Faixa de Fronteira, Ferrovia, Relações Internacionais, Rondônia.

Resumo

O estudo da Amazônia é demasiado amplo e complexo, pois não se trata de uma região homogênea. No entanto, essas variáveis não devem se constituir impedimento para a compreensão das constantes formatações espaciais proporcionadas pelos mais diversos fenômenos de caráter político-econômico ocorridos na região, em especial pela globalização. A sobreposição de elementos como Faixa de Fronteira, recursos naturais, logística e infraestrutura, especialmente quando envolvem pelo menos dois Estados, fornece relevantes problemas a serem abordados pelo método geográfico. Exemplo disso é a construção de um corredor ferroviário de escoamento de látex, um consórcio entre o Brasil e a Bolívia, na virada do século XIX para o século XX, que viria a alterar consideravelmente a história e a configuração espacial de ambos os países envolvidos. Este texto procura apontar algumas implicações espaciais ocorridas diante das relações internacionais estabelecidas pelos já citados Estados por ocasião da instalação da ferrovia, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, especialmente no município de Nova Mamoré, Rondônia. Para tanto, houve a necessidade do levantamento de dados históricos oficiais, de entrevista dos contemporâneos desse fenômeno, além da análise contextualizada dessas fontes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herbert Lins de Albuquerque, Universidade Federal de Rondônia

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Fundação Universidade Federal de Rondônia

Josué da Costa Silva, Universidade Federal de Rondônia

Professor Doutor no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Fundação Universidade Federal de Rondônia

Referências

BASTOS, C. L.; KELLER, V. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 24° Ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

CANDIOTTO, C.; BASTOS, C. L.; CANDIOTTO, K. B.B. Fundamentos da pesquisa científica: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

CLAVAL, P. A geografia cultural. Tradução: Luiz Fugazzola Pimenta e Margareth de Castro Afeche Pimenta. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2001.

FERREIRA, M. R. A ferrovia do diabo: História de uma estrada de ferro na Amazônia. São Paulo: Melhoramentos, 1981.

GARCIA, R. L. (Org.) Método; Métodos; Contramétodo. São Paulo: Cortez, 2003.

MORAES, A. C. R. Ratzel. São Paulo: Ática, 1990.

SANTOS, M. Da totalidade ao lugar. São Paulo: EdUSP, 2005.

______. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4° Edição. São Paulo: EdUSP, 2008a.

______. Técnica, Espaço e Tempo: Globalização e Meio Técnico-científico-informacional. 5° Edição. São Paulo: EdUSP, 2008b.

SILVA, M. G. S.N. O espaço ribeirinho. São Paulo: Terceira Margem, 2000.

TEIXEIRA, M. A. D.; FONSECA, D. R. História Regional: Rondônia. Porto Velho: Rondoniana, 2001.

THÉRY, H. Rondônia: Mutações de um Território Federal a Amazônia Brasileira. Tradução: Evelyne Mainbourg. Curitiba: SK, 2012.

Aquele apito do trem (2005). Direção: Sâmia Dias. Nova Mamoré, Rondônia: Revelando os Brasis, 1 filme - documentário DVD (10 minutos), som, color.

Mapas da Rede Ferroviária Federal - RFFSA - 1965 - EFMM Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Disponível em: http://vfco.brazilia.jor.br/ferrovias/mapas/1965-Estrada-de-Ferro-Madeira Mamore.shtml Acessado em 10/03/2014.

Downloads

Publicado

21-11-2014

Como Citar

Albuquerque, H. L. de, & Costa Silva, J. da. (2014). Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em Nova Mamoré: sentimentos territoriais em face à globalização. Geographia Opportuno Tempore, 1(3), 34–51. https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20356

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.